A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), em parceria com a Polícia Judiciária, promoveu a sessão de apresentação do Projeto RAYUELA, destinada aos Presidentes dos Conselhos Executivos e aos Coordenadores TIC das escolas dos 2.º e 3.º ciclos da RAM, no dia 11 de março, às 10h00, no Auditório da Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro.
O Projeto RAYUELA é uma iniciativa educativa inovadora, no âmbito da Missão Cibersegura da Polícia Judiciária, destinada a promover a prevenção do cibercrime e a sensibilização para comportamentos seguros no ambiente digital, que se dirige aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Neste contexto, esta parceria alinha-se com o Plano de CiberSegurança da Região Autónoma da Madeira, através do qual a SRE e a Direção Regional de Educação pretendem educar e formar uma geração cada vez mais capacitada e consciente para enfrentar os desafios do mundo digital.
Este evento contou com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, da Inspetora da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica, Constança Brito, e do Diretor do Departamento de Investigação Criminal da Madeira, José Matos.
O que é o RAYUELA?
O RAYUELA é um videojogo educativo dirigido a alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, focado na abordagem a diferentes formas de cibercrime.
A narrativa do jogo dirige-se aos comportamentos de risco associados às novas formas de cibercriminalidade, como o cyberbullying, o cyberhate, o aliciamento de menores para fins sexuais (grooming), os riscos tecnológicos e as fake news. O objetivo é prevenir, detetar e mitigar comportamentos de risco online, dotando, simultaneamente, o sistema de ensino e os professores de ferramentas que permitam abordar de forma didática, pedagógica e mais apelativa estes fenómenos criminais. O jogo é composto por 6 ciberaventuras interativas. Cada aventura retrata situações reais e familiares aos jogadores, desafiando-os a interagir com a narrativa e a tomar decisões ao longo da história. Este recurso pedagógico pode ser instalado em computadores com sistema Windows ou em dispositivos android, adaptando-se às necessidades de cada escola.
Assista aqui ao evento: