Desde o início do século XX, a física quântica tem vindo a transformar profundamente o conhecimento científico dos fenómenos subatómicos, possibilitando o desenvolvimento de tecnologias com elevado impacto em múltiplas áreas da sociedade, incluindo na saúde, como é o caso da ressonância magnética para diagnóstico médico e das tecnologias laser aplicadas em diversas terapias.
A DRPPIL reconhece a relevância de explorar abordagens inovadoras na área da saúde, valorizando o diálogo entre ciência e tecnologia. No contexto das práticas complementares, sublinha a importância de estas estarem fundamentadas em evidência científica robusta, de modo a salvaguardar a segurança e a eficácia para os cidadãos.
Importa, neste enquadramento, referir que existem diversas abordagens terapêuticas complementares em fase de investigação e de aplicação, sendo essencial que a sua utilização seja criteriosamente avaliada pela comunidade científica e por profissionais de saúde qualificados. A DRPPIL apoia a investigação rigorosa e a avaliação crítica de todas as práticas em saúde, com vista à promoção do bem-estar e da segurança das pessoas.
Reafirmamos, assim, o nosso compromisso com políticas públicas sustentadas no conhecimento científico, na equidade e na visão holística do cuidado ao longo de todo o ciclo de vida, promovendo uma longevidade saudável, ativa e sustentável, alicerçada em práticas com evidência comprovada de benefício.
Neste Dia Mundial Quântico, celebramos os avanços da física quântica e o seu enorme potencial para futuras inovações em diversas áreas, incluindo a saúde, sempre numa perspetiva responsável e ancorada em conhecimento científico validado.