O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, IP-RAM, em parceria com a Federação de Bombeiros, lança hoje uma campanha de recrutamento para Bombeiro Voluntário.
Sob o mote "Estás pronto para a missão?", a iniciativa visa reforçar as fileiras dos Corpos de Bombeiros da RAM, captando recursos humanos com espírito de missão para reforçar o dispositivo regional.
Ao longo das próximas semanas vamos divulgar o as vantagens de fazer voluntariado nos Bombeiros, promovendo uma visão mais completa e atualizada desta importante missão na sociedade.
Além da realização pessoal e valorização curricular, os benefícios de ser bombeiro/a voluntário/a passam pelas múltiplas competências que se adquirem neste nobre trajeto de bem fazer. Apesar do combate a incêndios ser a vertente mais mediática, são muitas as áreas de intervenção no âmbito da proteção e socorro. Atualmente, as missões confiadas aos corpos de bombeiros atravessam todo o espectro da proteção civil, especialmente:
- Combate a Incêndios (Rurais, Urbanos e Industriais);
- Resgates e Salvamentos com técnicas especiais;
- Emergência Pré-Hospitalar;
- Operações de Desencarceramento;
- Acidentes com Substancias Perigosas;
Em suma, responder a todo o tipo de ocorrências decorrentes de riscos naturais, mistos ou tecnológicos.
Como dizer “pronto”?
A inscrição é simples! Se tem interesse em ser bombeiro/a, basta preencher o formulário disponível no nosso site (www.procivmadeira.pt), ou dirigir-se ao corpo de bombeiros da sua área de residência e preencher a ficha de inscrição e fica automaticamente na condição de candidato ao curso de formação para ingresso na carreira de bombeiro voluntário.
Checklist das 3 questões para ser BOMBEIRO:
1. Tenho disponibilidade/tempo livre para cumprir os meus piquetes, formação e instrução (250 horas por mês).
2. Vou desafiar-me, com a realização de provas de admissão (físicas, médicas e psíquicas).
3. Quero ajudar quem precisa, mesmo perante os contextos mais adversos e exigentes.
Se o resultado foi 3/3 então vem fazer parte dos Bombeiros da Madeira para ser um dos que contribui para uma RAM segura e resiliente.
Contigo, seremos mais fortes!