O Programa Euroscola é um programa anual criado pelo Parlamento Europeu (PE), no âmbito da cidadania.
O “Euroscola” é organizado em Portugal pelo Instituto Português de Juventude e Desporto (IPDJ, I.P.) e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com a participação da Assembleia da República e das Direções Regionais com a tutela da juventude, nos Açores e na Madeira.
O que é?
O programa “Euroscola” tem como objetivos:
a) Familiarizar os jovens com o funcionamento das instituições europeias;
b) Consciencializar os jovens sobre a sua condição de cidadãos europeus e a sua intervenção na organização futura da Europa;
c) Oferecer aos jovens uma tribuna onde possam exprimir as suas opiniões e valorizar o seu envolvimento no projeto europeu.
A Direção Regional de Juventude é a entidade coordenadora, a nível regional, do Programa Euroscola, o qual visa consciencializar os jovens sobre a cidadania europeia.
Destinatários
Escolas do ensino secundário do universo do ensino público, particular e cooperativo.
Os alunos candidatos devem estar inscritos no 10º e 11.º ano, de modo a garantir que ainda se encontram a frequentar o ensino secundário, à data da Sessão Euroscola em Estrasburgo.
Candidaturas
1 de janeiro a 28 de fevereiro de 2025 na plataforma eletrónica do programa
Funcionamento Programa
O Programa é editado anualmente, com o lançamento de um tema que as escolas candidatas preparam ao longo do ano letivo.
O tema da edição de 2025 do Programa Euroscola é "Inteligência Artificial: Oportunidades e Desafios”.
Etapas do programa:
Janeiro e fevereiro | Inscrição das escolas e envio do trabalho escrito através da plataforma eletrónica
O trabalho, a ser elaborado por dois/as alunos/as, deve incluir uma abordagem da dimensão europeia e referir-se ao tema selecionado anualmente.
Fevereiro e março | As escolas participantes apresentam o trabalho oral perante um júri distrital/regional
Maio | As escolas vencedoras a nível distrital/regional realizam uma apresentação oral do trabalho a um júri nacional (Assembleia da República)
Requisitos dos trabalhos
- O trabalho escrito apresentado pelas escolas tem, no máximo, uma extensão correspondente a 3 páginas A4, com as seguintes especificações: 120 linhas, tipo de letra Arial, corpo tamanho 10, espaçamento entre linhas de 1,5, em formato ficheiro PDF. No trabalho, devem constar obrigatoriamente, a designação da escola e nomes dos alunos participantes.
- A apresentação oral do trabalho escrito tem a duração definida pelo IPDJ, não podendo exceder cinco minutos.
- Na apresentação oral, os/as participantes podem utilizar meios audiovisuais ou multimédia, bem como outros que considerem relevantes, devendo refletir sempre o conteúdo do trabalho escrito.
Prémio
Os vencedores do Programa Euroscola integram uma sessão final no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, no ano letivo seguinte.
+ Informações:
DIREÇÃO REGIONAL DE JUVENTUDE
Tel: 291 203 830 | Email: juventude@madeira.gov.pt
Facebook , Instagram e X
PROGRAMA EUROSCOLA