A Certificação de Competências Pedagógicas de Formador é um reconhecimento formal das competências pedagógicas exigidas pelo referencial aplicável, adquiridas em diferentes contextos de aprendizagem (formal, não formal e informal), regulamentada pela Portaria nº 214/2011, de 30 de Maio na sua atual redação.
O Certificado de Competências Pedagógicas de Formador (CCP) é um documento obrigatório para os(as) Formadores(as) que ministram formação no âmbito do SNQ.
O Certificado de Competências Pedagógicas pode ser obtido através de uma das seguintes vias:
A certificação pedagógica pode ser inicial (de Formadores ou de Tutores) ou contínua e/ou de especialização.
O CCP é emitido de forma automática e por via eletrónica, através do Sistema de Informação da Formação e Certificação de Formadores(as) – NetForce; assim como os Certificados Competências Pedagógicas de Especialização (CCPE) e o Certificado Competências Pedagógicas de Tutor(a) (CCPT).
Custos:
Consultar a Portaria n.º 286/2016, de 28 de julho, na sua atual redação, que estabelece as taxas a cobrar a entidades públicas e privadas, por serviços prestados pelo Instituto para a Qualificação, IP-RAM (IQ).
No "Regulamento - Formação e certificação de Competências Pedagógicas do(as) formadores(as) e outros técnicos(as de formação intervenientes no âmbito do SNQ", em anexo, tem acesso a todas as informações pertinentes neste âmbito.
Para mais informações:
- Telefone: (+351) 291 70 10 90; - Fax: (+351) 291 76 48 91;
- E-mail: certificacao.iq@edu.madeira.gov.pt