O presidente do Governo Regional voltou a sublinhar a aposta na diversificação da economia e nas novas tecnologias, lembrando o caminho que se tem percorrido, no incentivo à criação daquele género de empresas que, em 2022, atingiram, na globalidade das 606 empresas existentes na Região, um volume de negócios na ordem dos 612 milhões de euros e que em 2023 deverão ter superado os 700 milhões de euros
Atualmente o grupo VIPA, de Pedro Vieira Paixão, opera em nove sectores de mercado – Investigação e Desenvolvimento de Novas Tecnologias, Saúde, Energia Renovável, Automóvel, Comércio Internacional, Consultoria em Gestão e Contabilidade, Telecomunicações, Turismo e Imobiliário -, contabilizando 15 anos de soluções inovadoras no mercado Regional, Nacional e Internacional.
Foi criado em 2009 e, entre outros projetos de referência, foi através da empresa SeeHealth, que desenvolveu o projeto Madeira Safe, em parceria com a Secretaria da Saúde, que, durante a pandemia, permitiu facilitar as operações entre o aeroporto e equipas médicas e posicionar a Região Autónoma da Madeira como um local seguro para o turismo sem comprometer a segurança dos residentes e turistas.
Atualmente o grupo opera em nove sectores de mercado – Investigação e Desenvolvimento de Novas Tecnologias, Saúde, Energia Renovável, Automóvel, Comércio Internacional, Consultoria em Gestão e Contabilidade, Telecomunicações, Turismo e Imobiliário -, contabilizando 15 anos de soluções inovadoras no mercado Regional, Nacional e Internacional.
A The Biomask Company tem como missão produzir equipamentos de proteção individual elaborados a partir de resíduos agrícolas com origem no caule da bananeira. Projetos em parceria com a Universidade e com a ARDITI.
A SeeHealth é uma empresa vocacionada na monitorização da saúde pública, incorporando a investigação científica e ferramentas tecnológicas na transformação da saúde digital, através do desenvolvimento de software/aplicações. Tem vários projetos nesta área, entre os quais o Saúde Escolas, que permite a monitorização e comunicação da comunidade escolar vulnerável com as autoridades escolares de saúde.
A Vipa.pt dedica-se ao desenvolvimento de software multiplataforma – Web, mobile e desktop. Um dos projetos mais importantes é o que visa monitorizar o acesso dos adeptos aos estádios de futebol perante as mais diversas e emergentes doenças infeciosas.