No Dia Mundial do Ambiente, que se assinala a 5 de junho, a Direção Regional da Saúde (DRS) reforça a importância ambiental na estratégia de controlo do mosquito Aedes aegypti.
Sendo as ações de sensibilização porta-a porta, uma atividade regular da equipa de técnicos de saúde ambiental da DRS, em resposta à identificação de maior atividade do mosquito Aedes aegypti, pretende-se assinalar o Dia Mundial do Ambiente com uma ação de prevenção e sensibilização na comunidade. A ação decorrerá nos Jardins de Santa Luzia e áreas circundantes entre as 10h e as 12h, sendo dirigida a toda a população.
Desafiando a comunidade a ser Agente de Saúde Pública, a DRS sensibiliza para os seguintes cuidados relacionados com o mosquito Aedes aegypti:
- Prevenir as Picadas
Usar roupa que cubra a maior parte do corpo;
Aplicar repelente na pele exposta;
Colocar redes mosquiteiras nas portas e janelas.
- Reconhecer o Aedes aegypti
O mosquito adulto é pequeno (0,5cm a 1cm), de cor preta, com riscas brancas espalhadas pelo corpo, incluindo nas patas.
Voa baixo e pica durante o dia, em especial ao amanhecer e ao anoitecer.
A fêmea alimenta-se de sangue para a maturação dos ovos que são depositados em pequenas coleções de água, onde se desenvolvem as suas larvas e posteriormente as pupas.
- Eliminar os Criadouros
Retirar recipientes que possam acumular água, como jarras, pratos dos vasos de flores, piscinas pequenas, lixo, pneus e outros pequenos coletores.
Lavar caleiras, jarras e bebedouros de animais frequentemente.
Desentupir e lavar sarjetas que acumulem água.