A Reitoria do Colégio dos Jesuítas foi pequena para acolher todos os formandos da 11ª Edição do Curso de Português para Lusodescendentes, que este ano recebeu um número recorde de mais de 100 inscrições, e cuja cerimónia de abertura decorreu esta manhã, pelas 10h00, na Universidade da Madeira (UMa).
A cerimónia de abertura do Curso com o tema ‘Língua Portuguesa, Literatura e Cultura Madeirense’ ficou a cargo da Vice-Reitora da UMa, Custódia Drumond, e do Diretor de Serviços da Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa (DRCCE), Sancho Gomes, que deram as boas-vindas aos 25 alunos que irão frequentar a formação durante o mês de junho.
Trata-se de um curso em formato presencial de 50 horas que será dividido em duas áreas: uma teórica, na qual será lecionada a língua e literatura portuguesa no Campus Universitários, e outra, de natureza prática, que contará com visitas diárias aos vários locais icónicos em toda a Região, nomeadamente museus, jardins, mercados, pontos turísticos, entre outros.
Face ao grande interesse de registado este ano, para além do curso em formato presencial, que começou nesta manhã de 2 de julho, a DRCCE prevê criar outro curso, mas em formato online para chegar aos lusodescendentes que se inscreveram, mas que se encontram a residir fora da Região.
“Este ano tivemos muitas inscrições de pessoas que residem nos Estados Unidos, no Brasil, na Venezuela, na África do Sul, em Trinidad e Tobago, na Bélgica, na Espanha e até no Chile e pretendemos abrir um curso em formato online para chegarmos ao maior número de lusodescendentes possível, divulgando assim, a Língua de Camões e a cultura madeirense”, adiantou Sancho Gomes.
Recorde-se que o Curso de Português para Lusodescendentes é promovido anualmente pela Direção Regional das Comunidades em parceria com a Universidade da Madeira.