A 11º Edição do Curso Intensivo de Português para Lusodescendentes, com o tema ‘Língua, Literatura e Cultura Madeirense’, promovido pela Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa (DRCCE), em parceria com a Universidade da Madeira (UMa), alcançou um número recorde de 100 inscrições.
Para além da elevada procura, destaca-se o facto de os inscritos serem oriundos dos mais variados países, nomeadamente da Venezuela, de Trinidad e Tobago, da Bélgica, do Chile, dos Estados Unidos da América, da África do Sul, do Brasil e de Espanha.
Face ao grande interesse registado este ano, para além do curso em formato presencial que irá começar a 2 de Julho, a DRCCE prevê criar um curso online, para poder chegar ao maior número de lusodescendentes possível e assim divulgar a Língua de Camões e promover a literatura e a cultura madeirenses.
A abertura oficial da 11º Edição do Curso Intensivo de Português para Lusodescendentes, com o tema ‘Língua, Literatura e Cultura Madeirense’, acontece no dia 2 de julho, na Reitoria do Colégio dos Jesuítas.
O curso com formato presencial, contará com 25 formandos lusodescendentes residentes na Região. Esta turma terá aulas de português durante o período da manhã, das 10h00 às 12h30, e à tarde terão visitas de campo que decorrem entre as 14h00 e as 16h30.
Já o Curso Intensivo de Português em formato online, será destinado aos lusodescendentes que não conseguem assistir à formação presencial. A turma será composta por alguns residentes na Madeira que por motivos profissionais não conseguem frequentar o curso durante o dia, e por uma maioria que reside no estrangeiro, em países como Trinidad e Tobago, Venezuela, Bélgica, Chile, Estados Unidos, África do Sul, Brasil e Espanha.