Um vasto inquérito publicado recentemente mostra que os cidadãos europeus apoiam a política energética prosseguida pela UE nos últimos cinco anos. Numa perspetiva de futuro, manifestam o seu forte apoio a uma maior coordenação a nível da UE e ainda mais esforços a nível nacional e da UE para tornar os preços da energia mais acessíveis, à medida que prosseguimos a transição para as energias limpas e garantimos a nossa independência energética. A grande maioria dos inquiridos (77 %) afirma que a União Europeia deve desempenhar um papel de coordenação mais forte em matéria de energia, dependendo das diferentes circunstâncias.
Quando questionados sobre o significado da política energética da UE, as respostas dos cidadãos colocam uma forte ênfase na acessibilidade dos preços da energia.
O inquérito permite concluir que os consumidores estão a aderir à transição energética, mas querem mais apoio.
As respostas concretas sobre as medidas tomadas pelos cidadãos mostram que a Vaga de Renovação lançada pela Comissão está a acontecer em toda a Europa.
Ainda, olhando para o futuro, quando solicitada a escolher entre uma lista de opções políticas para alcançar a neutralidade climática, a maioria dos inquiridos afirma que a UE deve incentivar os Estados-Membros a concentrarem-se em medidas de apoio aos agregados familiares em situação de pobreza energética.