Para assinalar o dia 3 de dezembro - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído em 1998, pela Organização das Nações Unidas, a Revista Diversidades aliou-se à Direção de Serviços de Educação Especial, da Direção Regional de Educação, e promoveu o Concurso de Fotografia “Diversidades”.
O Concurso “Diversidades” abriu um espaço para a criatividade, para a reflexão, para a expressão, para a comunicação e proporcionou a emergência de um novo olhar através da captação de diferentes perspetivas e ângulos, bem patentes nas fotografias apresentadas nesta exposição.
Este concurso visou traduzir em imagem o conceito “Diversidades”, nos mais variados contextos, nomeadamente, na educação, na inclusão, na igualdade de oportunidades, no ambiente de trabalho, no contexto social, nas organizações, na equidade, na relação e na convivência, no respeito pelas diferenças e pela pluralidade em múltiplas dimensões. Este concurso contou com um total de 74 trabalhos submetidos a concurso. Os prémios foram distribuídos por 2 escalões Escalão 1 – Crianças/Jovens até aos 17 anos Escalão 2 – Adultos Foram ainda atribuídas 4 menções honrosas que se destacaram pela Composição estética, originalidade e criatividade - e pela Adequação ao tema.
O Júri foi composto por três elementos, nomeadamente o Zé Diogo, dos DDiArte, Gregório Cunha, Fotojornalista e Glória Gonçalves, Diretora de Serviços de educação Especial.
No Escalão 1
No 1.º lugar, Afonso Rodrigues, com a fotografia “Unidos num redemoinho de diversidade”
No 2.º lugar, Alexahim Nunes, com a fotografia “União das Culturas”
Menção honrosa Composição estética, originalidade e criatividade, Jorge Henriques, com a fotografia “As nossas diferenças são a nossa força e ponto forte”
Menção honrosa Pertinência/Adequação ao tema, Madalena Freitas, com a fotografia “Roda da Amizade”
No Escalão 2
No 1.º lugar, Bruno Rodrigues, com a fotografia “Somos a chave”
No 2.º lugar, Sérgio Brandão, com a fotografia “No caminho da luz”
Menção honrosa Composição estética, originalidade e criatividade, Inês Oliveira, com a fotografia “Aurora boreal”
Menção honrosa Pertinência/Adequação ao tema, Rui Quintas, com a fotografia “Um sorriso certeiro”
Os trabalhos vencedores serão expostos até ao dia 6 de dezembro no Museu de Eletricidade - Casa da Luz. Os trabalhos submetidos a concurso serão divulgados nos canais de comunicação da DRE.