A GESBA - Empresa de Gestão do Setor da Banana da Madeira celebrou recentemente um contrato de seguro de colheita com a empresa ATLAS MGA, Lda, visando proporcionar uma proteção robusta e segura para os produtores de banana da região. Este contrato, que surge na sequência de uma contratação pública, onde a GESBA assume o papel de tomador do seguro, permitirá aos produtores garantir a salvaguarda das suas produções contra eventuais prejuízos. Sublinhe-se que o produtor não tem de fazer nenhum pagamento para usufruir deste seguro.
Os produtores interessados podem, a partir de agora, candidatar-se ao seguro de colheita. Para formalizar a inscrição, poderão deslocar-se aos Centros de Processamento de São Martinho e Ponta do Sol, onde o atendimento estará disponível para esclarecer todas as dúvidas e ajudar no processo de adesão ao seguro. Os interessados têm até dia 30 de novembro para efetuarem a inscrição.
O valor total do seguro, incluindo os impostos aplicáveis, ascenderá a 605 mil euros, para um capital a segurar de aproximadamente 17 mil euros.
Segundo Aurélia Sena, administradora da empesa pública, "este avanço é uma resposta concreta às necessidades dos nossos produtores, proporcionando-lhes uma rede de segurança essencial contra perdas inesperadas devido a condições climatéricas adversas. Mais do que uma medida de proteção, este seguro reforça o nosso compromisso em apoiar e valorizar os produtores.”
No sentido de assegurar total transparência e acesso à informação, o contrato e o respetivo caderno de encargos encontram-se já disponíveis para consulta no site oficial da GESBA.
No que se refere ao anterior seguro de colheita, as indemnizações estão a ser pagas e para os casos que ainda se encontram em situação de inconformidade, a GESBA já notificou a seguradora anterior para proceder à resolução das questões pendentes, de forma a garantir uma resposta célere e em consonância com o que foi contratualizado.