O presidente do Governo Regional falava no âmbito de uma visita que fez hoje ao local, junto à igreja da Quinta Grande, onde está praticamente concluído um dos empreendimentos que estão incluídos no quadro do PRR para habitação a preços acessíveis. Este será, salientou, um dos primeiros empreendimentos onde serão atribuídas habitações entre os candidatos.
«As inscrições estão já a decorrer e depois vamos fazer a atribuição das habitações através da IHM», explicou.
O líder madeirense disse ainda ser «importante dar este sinal de que o PRR está a ser bem aproveitado na Região, também na Habitação». «Nós já temos em execução no PRR 55 milhões de euros. Vamos adquirir até final do ano mais sete ou oito empreendimentos», destacou ainda.
Segundo Miguel Albuquerque é muito positivo que a Madeira esteja «na dianteira da execução do PRR, sobretudo numa área onde há uma grande carência, que é a da habitação a preços acessíveis».
Miguel Albuquerque destacou ainda o facto de o complexo proporcionar arrecadações para cada apartamento, parqueamento automóvel, jardins e parque infantil.
A empreitada, levada a cabo pela empresa Decifratemática, está estimada em 5,2 milhões de euros e resultou na construção de dez apartamentos de tipologia T2, dez de tipologia T1 e cinco de tipologia T3.
Recorde-se que, entre 23 de outubro e 07 de novembro, decorreu o período de candidaturas para a atribuição de 110 habitações localizadas em Câmara de Lobos, onde se inclui o empreendimento da Quinta Grande.
No primeiro trimestre do próximo ano será aberto um novo período de inscrições, seguido de fase de candidaturas para vários concelhos, incluindo novamente o concelho de Câmara de Lobos.
Dá-se, assim, continuidade ao compromisso assumido pelo Governo Regional de apoiar as famílias madeirenses que pretendem arrendar um imóvel a preços mais acessíveis, pois, mesmo estando inseridos no mercado de trabalho, não conseguem aceder a uma habitação condigna devido aos elevados preços praticados atualmente pelo mercado privado de arrendamento.