Âmbito:
Estudos e/ou obras relacionados com os seguintes projetos que abordam Sistemas de Transporte Inteligente para estradas (ITS), bem como interfaces com outros modos de transporte:
- projetos relacionados com a implementação e/ou modernização de infraestruturas e serviços ITS em conformidade com as áreas prioritárias da Diretiva 2010/40/UE [1], conforme alterada pela Diretiva (UE) 2023/2661[2], relativa à implementação dos ITS. Isto inclui também a modernização dos pontos de resposta de segurança pública do eCall para a receção e gestão de chamadas eCall, e a atualização dos Pontos de Acesso Nacionais, tendo em conta as recomendações dos projetos CEF NAPCORE e Data4PT.
- Projetos relacionados com a implementação de ITS cooperativo (C-ITS). Os projetos devem implementar estações C-ITS para fornecer serviços C-ITS com base na abordagem de comunicação híbrida definida na Estratégia Europeia de C-ITS [3]. Além disso:
- As implementações C-ITS devem garantir a compatibilidade com as especificações desenvolvidas pela plataforma C-ROADS e a interoperabilidade com as estações C-ITS existentes, implementadas de acordo com essas especificações;
- As implementações C-ITS devem estar em conformidade com a Política de Certificados de Segurança para a implementação e operação de C-ITS europeus;
- O projeto deve demonstrar cooperação com a Plataforma C-Roads.
Pode ser dada prioridade a propostas que envolvam a implementação em vários Estados-Membros da UE.