O Concurso do Lions Clubs Internacional sobre a Paz, tem âmbito regional, através do Lions Clube do Funchal. Incentiva crianças e jovens surdos, cegos ou com baixa visão, entre os 10 e os 15 anos, a expressarem criativamente o que, para elas, significa a Paz. O tema do concurso para o ano 2024-2025 é "A Paz sem Limites". Este concurso oferece aos participantes, duas versões: modalidade Cartaz, destinada a alunos surdos e modalidade Texto, destinada a alunos cegos, ou com baixa visão, promovendo a oportunidade de refletirem e revelarem o que pensam e sentem sobre o tema, expressando-se por imagens, através do desenho, ou por ideias, através da escrita. O Lions Clube do Funchal pretende contribuir, assim, para uma maior tolerância e compreensão internacionais, incentivando ações construtivas em prol da paz e da harmonia no mundo.
O Concurso, que teve a entrega de trabalhos, entre os dias 18 e 20 de novembro, culminará com a Cerimónia de Entrega de prémios, no próximo dia 10 de dezembro, às 15h00, no auditório da EB/PE Bartolomeu Perestrelo, Escola de Referência no Domínio da Visão, na RAM.
A Divisão de Acompanhamento à Surdez e Cegueira (DASC), da Direção de Serviços de Educação Especial, tem vindo a colaborar com esta iniciativa que muito honra a intervenção dos seus profissionais junto deste grupo específico de alunos.
Este evento conta com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, da Presidente da Direção do Lions Clube do Funchal, Teresa Jardim, do Presidente do Conselho Executivo da EB/PE Bartolomeu Perestrelo, Paula Cardoso, da Diretora de Serviços de Educação Especial, Glória Gonçalves e da Chefe de Divisão de Acompanhamento à Surdez e Cegueira, Susana Vieira Spínola. A iniciativa, conta, ainda, com a presença dos alunos premiados, de alguns elementos da direção do Lions Clube do Funchal, convidados, encarregados de educação, elementos da equipa da DASC e das Escolas de Referência.