O Observatório de Educação da RAM (OERAM), unidade orgânica da Direção Regional de Administração Escolar (DRAE), desenvolveu um estudo que apresenta os principais resultados da caracterização e análise do sucesso escolar dos alunos estrangeiros que frequentaram o ensino regular (1.º, 2.º, 3.º ciclos e secundário exceto cursos tecnológicos) ou cursos profissionais na Região Autónoma da Madeira (RAM) desde 2013/2014 até 2022/2023.
O sucesso académico dos alunos estrangeiros é um tema de interesse e relevância, especialmente em regiões com o crescimento notável de diversidade cultural e linguística, como a RAM. A presença de alunos estrangeiros nas escolas da Madeira é um reflexo das dinâmicas migratórias atuais, que contribui para uma população estudantil cada vez mais heterogênea.
O programa XXIV do Governo Constitucional (7.1.7. Uma educação para todos), salienta a importância do tema, destacando estratégias como “Reforçar os meios para o ensino do «Português Língua Não Materna», considerando o aumento do número de estudantes cuja língua materna não é o português” e “Monitorizar resultados escolares daqueles estudantes e definir estratégias para o seu sucesso escolar, de forma a garantir a sua integração plena na sociedade e no mercado de trabalho”.
Este estudo foca-se especificamente no sucesso escolar desses alunos, analisando o seu desempenho académico em comparação com o total dos alunos da RAM, fornecendo uma perspetiva clara sobre os mesmos no sistema educativo, sem analisar os detalhes dos fatores subjacentes que possam influenciar os seus resultados.
A avaliação do sucesso escolar será baseada no apuramento da taxa de transição/ conclusão e na conclusão dos níveis/ ciclos de ensino na duração prevista.
Ao resultados deste estudo são divulgados em formato de Dashboard PowerBI “Perfil dos alunos de nacionalidade estrangeira|RAM“.