No dia 03 de janeiro de 2025, o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, acompanhado dos dirigentes da saúde deslocou-se, ao Serviço de Urgência (SU) do Hospital Dr. Nélio Mendonça (HNM), para agradecer todo o trabalho realizado neste serviço, em particular, nas últimas semanas.
Desde o dia 20 de dezembro de 2024, o Serviço de Urgência do HNM assegurou cuidados de saúde emergentes a mais de 5000 pessoas, uma média diária de atendimentos na ordem dos 400 utentes, atendidos dentro dos tempos normais e protocolados pela triagem de manchester.
Durante este período festivo a porta do Serviço de Urgência nunca se fechou, nem foi recusado o atendimento a alguém. Muito pelo contrário neste serviço salvaram-se vidas, devolveram-se sorrisos, e em muitos casos foi dada segurança aos milhares de idosos que foram encaminhados para este serviço.
Para todos estes utentes foram salvaguardados todos os cuidados de saúde necessários à sua situação de doença emergente, inclusive medicamentos.
Importa referir que o SU funciona 24 horas por dia, sem interrupção, e em alguns momentos pode ocasionalmente faltar algum produto farmacêutico, mas identificada a sua falha, o medicamento é substituído por um outro produto com as mesmas características, salvaguardando sempre a segurança do doente.
A falta de medicamentos ocasional no SU causada pela grande afluência neste período não condicionou os cuidados de saúde, levou sim à substituição de alguns produtos farmacêuticos e a desencadear pedidos excecionais aos fornecedores para assegurar o cumprimento rigoroso da entrega dos medicamentos nas datas programadas, mesmo em dias festivos.
Para ultrapassar muitas das dificuldades relacionadas com o transporte atempado dos medicamentos, o SESARAM tem contado com o excelente relacionamento com os fornecedores e transitários que de forma inovadora e muitas vezes fora de horas, conseguem efetivamente que os medicamentos sejam transportados para a Madeira.
Recorde-se que o constrangimento no Aeroporto da Madeira verificado no fim de semana antes do Natal, causou elevados transtornos na receção dos medicamentos de forma atempada, quer por via aérea quer por via marítima.
Face a tudo isto é falso afirmar que o SESARAM não assegura atempadamente os medicamentos, por falta de pagamentos aos fornecedores.
A disponibilização dos medicamentos é uma prioridade. Todos os dias são encetados inúmeros esforços, junto das entidades para que nada falhe no SESARAM. A afluência ao Serviço de Urgência registada neste período levou a que o SESARAM no dia 03 de janeiro, tivesse que assegurar para além de cuidados de saúde emergentes, e a doentes agudos, uma cama, alimentação e bem-estar a 230 utentes em situação de alta clinica.
No dia de hoje, o Conselho de Administração do SESARAM já encetou inúmeros contatos com o Instituto de Segurança Social da Madeira com o objetivo de identificar instituições de cariz social com capacidade para acolher estes utentes. A par disso, o serviço social do SESARAM está igualmente a contactar os familiares dos 230 utentes nesta condição de “alta clínica”, no sentido de os informar das diferentes possibilidades existentes na comunidade para manterem os seus idosos em casa com o apoio das equipas da saúde e segurança social.
Um agradecimento a todos os profissionais de saúde que nesta época festiva tiveram um papel muito importante no atendimento a todas as situações urgentes identificadas no Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça e em todos os Serviços de Atendimento Urgente dos Centros de Saúde.
Assegurar todos os cuidados de saúde à população da Região Autónoma da Madeira é uma prioridade para o Governo Regional e para todos os dirigentes da saúde.