O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Sancho Gomes, participou no debate “Migrações num Mundo Global”, que decorreu esta terça-feira no Externato Apresentação de Maria. Uma iniciativa promovida pelos alunos que integram o projeto “Parlamento Jovem Regional”, e que contou com outros dois oradores: o subintendente da Esquadra da PSP, Fábio Castro, e o deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Jaime Filipe Ramos.
Os oradores falaram sobre os processos migratórios na Região e em Portugal, sublinhando a importância da plena integração e do acolhimento dos mais de 14 mil cidadãos estrangeiros de 123 países residentes na Madeira.
Perante uma plateia de 80 alunos do 9º ano de escolaridade, Sancho Gomes desmistificou “perceções erradas difundidas por partidos e movimentos extremistas e radicais”, referindo as mais valias que os migrantes trazem para a Região, no que respeita ao desenvolvimento económico regional.
“O Governo Regional continuará a promover uma política de defesa dos direitos e deveres dos migrantes tendo por base quatro pilares essenciais: Acolher, Proteger, Integrar e Promover”.
Lembrando que “ser imigrante não caracteriza ninguém”, sublinhou que “somos todos humanos e todos queremos ser felizes”. Neste sentido garantiu que “o Governo Regional continuará a promover valores humanitários fundamentais como a equidade, a igualdade, a tolerância e a promoção do diálogo pacífico entre os povos”.
Sancho Gomes terminou respondendo a questões dos alunos, referindo que “o diálogo religioso e intercultural é essencial numa sociedade dinâmica, resiliente e tolerante como a nossa”.