As empresas interessadas ainda têm até às 17h00 da próxima sexta-feira, dia 21 de fevereiro, para se candidatarem à segunda fase do sistema de incentivos +DIGITAL, um programa de financiamento que se destina a apoiar a capacitação e transformação digital do tecido empresarial regional.
Como explicou o secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, o programa operacionalizado pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), foi lançado a 17 de dezembro 2024 e apresenta um envelope global de 6,5 milhões de euros de apoio.
De acordo com o governante, a medida – integrada na componente “C16-Empresas 4.0” do Plano de Recuperação e Resiliência da Região (PRR-RAM) –, reveste um incentivo a conceder a fundo perdido, calculado através da aplicação de uma taxa base de 50% sobre as despesas elegíveis dos projetos.
“Esta taxa”, continuou o responsável pela tutela, “pode ser majorada em 10% para operações apresentadas por micro e pequenas empresas, que pretendam investir em projetos que consistam no desenvolvimento ou na aquisição de ativos corpóreos ou incorpóreos, diretamente relacionados com o investimento na transição digital”.
Para o secretário das Finanças, a digitalização deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade imperativa à modernização e competitividade das pequenas e médias empresas (PME) que, maioritariamente, constituem o tecido empresarial regional, possibilitando que estas melhorem a sua eficiência operacional e acedam a novos mercados, aumentando a sua competitividade e, ao mesmo tempo, garantindo uma Região mais coesa, evoluída e preparada para o futuro.
Última fase de candidaturas abre a 22 de fevereiro
Reconhecendo que a implementação de novas tecnologias pode exigir investimentos significativos – que nem sempre estão ao alcance das micro e pequenas empresas –, Rogério Gouveia evidencia a continuidade das políticas de apoio governamental, que desempenham um papel crucial na transformação digital das PME.
Assim sendo, com o encerramento da fase de candidaturas já amanhã, a Secretaria Regional das Finanças, através do IDE, decidiu criar uma nova e última fase de inscrições ao + Digital, que se inicia a partir de sábado, dia 22 de fevereiro e decorrerá até o dia 14 de março de 2025.
“O Governo Regional está empenhado em garantir um sistema de apoio à digitalização das empresas regionais, dotando-as de ferramentas tecnológicas que lhes confiram aumentos de competitividade, produtividade e inovação e, simultaneamente, nos garantam uma economia mais sofisticada, diversificada e complexa”, asseverou o secretário regional.
Deste modo, Rogério Gouveia espera que os empresários madeirenses e porto-santenses não deixem de aproveitar estas sinergias e apoios, para tirarem o melhor partido das vantagens oferecidas pela transformação digital.