Uma equipa de técnicos da Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico (DSDA), da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRA), esteve recentemente na Ilha do Porto Santo onde deu continuidade aos trabalhos do ensaio iniciado recentemente no Centro Experimental do Farrobo, que visa a comparação de diferentes porta-enxertos de vinha, de modo a aferir os que melhor se adaptam às condições de clima e do solo desta ilha.
De igual modo, foi prestada assistência técnica e dada formação prática aos agricultores, direcionada sobretudo para a poda e enxertia de fruteiras diversas, dada a sua importância para a promoção da qualidade e da quantidade da produção.
A equipa ainda realizou várias enxertias no campo de vinhas do Life Dunas, um projeto que tem por principal objetivo a restauração de uma área do cordão dunar, de modo a contrariar a tendência erosiva verificada no Porto Santo em que a direção regional é entidade parceira.
“Pelas suas especificidades, a Direção Regional acompanha com proximidade os trabalhos que são desenvolvidos pelos agricultores do Porto Santo para que tenha melhor produções. Já em relação ao projeto Life Dunas, mantemos a nossa missão de manutenção daquele espaço para que se possa recuperar o cordão dunar e ter mais conhecimentos sobre a proteção costeira”, disse Marco Caldeira, diretor regional de Ambiente e Desenvolvimento Rural.
A propósito do trabalho que está a ser desenvolvido no Porto Santo, o responsável diz estar a ser cumprido o compromisso do Governo Regional para o reforço da assistência técnica e da formação específica, de modo que sejam assegurados os interesses de todos os agricultores.