“A educação é o processo que visa levar a pessoa a explicitar as suas potencialidades e a encontrar-se com a realidade, para agir sobre esta de modo consciente, eficiente e responsável, a fim de serem atendidas necessidades e aspirações pessoais e sociais.” (Nérici, 1992)
Vivemos num tempo de transição, caraterizado por um estado de incerteza que se dirige para uma “nova civilização tão profundamente revolucionária que desafia todas as nossas antigas suposições” (Toffler, 1984).
A escola não pode alhear-se deste tempo, nem fechar-se no seu tradicional território, precisa de redesenhar-se e continuar a sua missão de encontrar respostas para as novas realidades e caminhos que promovam as aprendizagens mais adequadas ao desenvolvimento integral de todos alunos. Uma escola de qualidade e excelência, que todos pretendemos, enquanto comunidade educativa inclusiva, lugar ativo e participativo de todos aqueles que a integram; com um projeto concreto e com uma fisionomia própria; que se constitui como o lugar privilegiado do desenvolvimento formativo dos alunos; que seja portadora de uma visão da realidade e de um encontro vivo e vital com o saber e a cultura; que ajude na construção da realização pessoal, social e profissional dos seus atores e se projete na transformação de um mundo mais justo, solidário, harmonioso e plural. Por isso, por parte da escola, a promoção de aprendizagens efetivas e de qualidade de todos os seus alunos requer ações que atendam às necessidades específicas da pessoa de cada aluno, uma vez que estes aprendem de formas e em ritmos distintos, decorrentes dos seus conhecimentos prévios, das suas capacidades, aptidões, interesses e expetativas. É, assim, um desafio para a escola proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem que lhes sejam significativas, através de um processo pedagógico personalizado e diferenciado, direcionado para superar as dificuldades e para criar as condições que permitam potenciar, em cada um, os melhores desempenhos e atingir níveis superiores de aprendizagem e qualificação. É importante destacar que o verdadeiro sucesso não se constrói apenas com metodologias e estratégias. É necessário empenhamento, dedicação e envolvimento dos alunos; presença atenta, comprometida, orientadora e competente dos professores e proximidade autónoma e colaborativa das diversas presenças na comunidade escolar. Neste processo, têm uma especial importância os pais e encarregados de educação enquanto primeiros e principais responsáveis, empenhados na concretização do projeto educacional dos seus filhos. Fica então o desafio do sucesso. E para ter sucesso é preciso persistir. Nunca desistir! E como se faz isso? Faz-se com força de vontade, com motivação, com responsabilidade, com trabalho e com método. É tempo de um esforço de TODOS para que se persigam estes objetivos. Contamos com TODOS para que a escola possa cumprir o seu objetivo: EDUCAR. Marco Gomes Diretor Regional de Educação
Morada
Edifício 2000
Avenida Calouste Gulbenkian, n.º 3, 4.º andar
9004 - 503 Funchal
Madeira - Portugal
Telefone: +351 291 145 860
Email: dre@edu.madeira.gov.pt (geral)
rgpd.dre@madeira.gov.pt (proteção de dados)
Canal de Denúncias