Pesquisar

II Mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ Teia4wards, na cidade de Saragoça, Espanha

Quatro elementos da Direção Regional de Educação participaram numa mobilidade de Job Shadowing, na cidade Saragoça, Espanha, entre os dias 18 e 22 de março de 2024 22-04-2024 Direção Regional de Educação
II Mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ Teia4wards, na cidade de Saragoça, Espanha

Quatro profissionais, designadamente, 2 docentes e 2 psicólogos, da Direção Regional de Educação participaram na segunda mobilidade do projeto, Job Shadowing. A atividade ocorreu entre os dias 18 e 22 de março, na cidade de Saragoça, Espanha, no Instituto Educación Secundaria Ramón Pignatelli, no âmbito do projeto Erasmus+ Teia4Wards - 2023-1-PT01-KA122-SCH-000149559, Ação-Chave 1 - Setor Ensino Escolar.

 

Com esta atividade pretendia-se aprimorar o conhecimento e a conscientização sobre Inclusão e Diversidade, Educação Ambiental e Transformação Digital/TIC, aumentar a compreensão intercultural através da aprendizagem de várias línguas (multilinguismo) e criar laços culturais e profissionais internacionais, promotores do espírito europeu.

 

Os participantes tiveram a oportunidade de observar experiências pedagógicas de inclusão educativa, absorvendo as soluções adotadas por profissionais europeus. Observaram de perto a integração da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, inspirando reflexões sobre as práticas no contexto educativo regional. Além disso, puderam observar estratégias e projetos que promovem a sustentabilidade ambiental, reforçam o compromisso com a preservação do meio ambiente e a formação de cidadãos conscientes. O plano de atividades da mobilidade incluiu, ainda, visitas culturais, as quais contribuíram significativamente para o enriquecimento pessoal de cada um dos participantes.

 

A modalidade de job shadowing tem sido recebida com entusiasmo por todos os envolvidos, que reconhecem a importância dessas iniciativas como promotoras de uma maior colaboração internacional e de um desenvolvimento profissional e pessoal enriquecedor.

 

Essa atividade não apenas ampliou o horizonte educativo dos participantes, mas também reforçou o compromisso da Direção Regional de Educação, com a excelência na formação dos seus profissionais e na promoção de uma educação inclusiva, inovadora e sustentável.

 

A Direção Regional de Educação expressa sua sincera gratidão ao Instituto Educación Secundaria Ramón Pignatelli, em especial à María Luz Marín e David Hernández Verde por receberem tão gentilmente a nossa equipa. Agradecemos profundamente pela vossa hospitalidade e apoio durante nossa estadia.

 

 

Testemunhos:

A minha mobilidade Erasmus em Zaragoza, Espanha, (primeira experiência de mobilidade), foi uma experiência enriquecedora e inspiradora que me permitiu conciliar o desenvolvimento profissional com o crescimento pessoal e cultural. Através da minha imersão no sistema educativo espanhol, pude observar diferentes práticas e metodologias de ensino. Foi-me dada a oportunidade de conhecer a cultura local, desde a sua arquitetura até às suas tradições e costumes. Pude estabelecer um intercâmbio cultural significativo e acabei também por expandir o meu sentimento de “ser europeu”.” – Ivo Henriques – Psicólogo cego a desempenhar funções na Divisão de Acompanhamento à Surdez e Cegueira

 

"Foi uma experiência inédita, uma vez que nunca tinha participado num Projeto ERASMUS+. Viver a oportunidade de conhecer um lugar, uma escola, uma cidade, com nativos dessa região, foi uma experiência muito enriquecedora. Esta deslocação, numa das atividades em que tive a oportunidade de participar, inspirou-me acerca do que é "Ser" e "Viver" a Identidade Europeia. O grupo de colegas da Madeira foram duma sensibilidade e colaboração inexcedíveis."  - Susana Spínola - Psicóloga

 

“Esta foi a minha primeira participação no projeto do Erasmus+, que desde já considero muito importante para um melhor conhecimento daquilo que se faz na Europa na área da educação.

A mobilidade a Saragoça permitiu-me adquirir algumas valências sobre a realidade da educação naquela região de Espanha e em especial no IES Ramón Pignatelli. Saliento o facto de esta ter contribuído para uma maior valorização a nível pessoal e profissional e ter proporcionado um leque variado de experiências com a comunidade escolar do Instituto”. - Samuel Gouveia - Docente

 

Relativamente à minha participação no programa de Erasmus em Saragoça tenho a referir que foi uma experiência muito enriquecedora do ponto de vista profissional e pessoal. Tive oportunidade de vivenciar um modelo de ensino diferente do nosso, nomeadamente a gestão e funcionamento da escola I.E.S. Ramón Pignatelli, a forma como rentabilizam espaços e a forma como está organizado o currículo. Desta experiência surgem algumas ideias que seriam interessantes implementar na nossa realidade.” – Manuel Alves - Docente

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.