Pesquisar

| Revista Diversidades N.º 65 - Cidadania e Multiculturalismo

Julho a dezembro 2024 04-02-2025 Direção Regional de Educação
| Revista Diversidades N.º 65 - Cidadania e Multiculturalismo

Este número da Revista Diversidades, com a temática sobre “Cidadania e Multiculturalismo”, assume a perspetiva de que o caminho da educação “não é apenas percorrido com as aprendizagens dos saberes acumulados - da cultura humana -, mas também, e sobretudo, por tudo o que aprendemos e fazemos na reflexão, partilha, ação e relação de/entre uns com os outros”, pelo que “é na diversidade cultural que a escola trabalha de forma a estimular as aprendizagens de todos, aproveitando as potencialidades, promovendo valores de respeito pelas diferenças, bem como empatia e solidariedade entre a comunidade educativa”.

E, neste percurso educativo/formativo é decisivo compreender que “uma relação pedagógica que contextualize os diferentes mundos de cada aluno - com as suas experiências pessoais, as suas referências familiares e até de trabalho, o seu aporte cultural - que incorpore todos estes domínios na sala de aula, no seu ensino, nas aprendizagens dos alunos e nas respetivas avaliações, é, por si só, um garante da participação crítica e autocrítica de cada aluno/cidadão, da sua elevação do meio económico, social, cultural e da representação simbólica social que lhe estava “destinada”.

Continua hoje a ser enorme o desafio que se coloca à educação, à escola e aos educadores/professores, no sentido da (co)construção de um processo de ensino-aprendizagem (nos seus diferentes contextos) que responda positivamente à “multiculturalidade que caracteriza as sociedades e as populações escolares” e que assuma um “papel significativo para a gestão das diversidades”. Foram, exatamente, as situações que resultaram, nomeadamente, da “multiculturalidade social que, na educação escolar, estiveram na base de se considerar necessário e socialmente justo criar condições que garantissem a igualdade de oportunidades a todas as crianças e jovens que frequentam as escolas e para quem o currículo deve ter significado”.

Nesta linha, importa destacar que num contexto de “cidadania a multiculturalidade” é essencial promover, nas crianças e alunos, quer a aquisição de conhecimentos e competências facilitadores de uma participação informada e ativa na vida social, política e cultural”, quer “a criação de espaços de ação coletiva em prol da equidade, inclusão e justiça”. Isso pressupõe mesmo, “uma ação educativa que integra a imprevisibilidade inerente às diversas situações e desenvolve, por um lado, um esforço contínuo para conhecer a diferença, reconhecê-la e valorizá-la e, por outro lado, encara esse aspeto não como um problema, mas sim como um meio de enriquecimento de todos e de cada um”.

Trata-se, portanto, de seguir uma perspetiva oposta à assimilação e homogeneização cultural, isto é, “uma perspetiva dinâmica que permite compreender de modo global a vida de uma dada comunidade, considerando a sua diversidade cultural, as suas diferenças e a sua riqueza comum”. Tal tem sido a linha que as “escolas madeirenses” têm procurado, com toda a dedicação, esforço e persistência, trilhar no que diz respeito à criação de “um ambiente acolhedor e inclusivo” para os alunos estrangeiros, de forma, não só, a “promover a igualdade e equidade no acesso à educação”, mas também, a contribuir para “a construção de uma sociedade plural e coesa, refletindo a rica tessitura cultural e social que a nossa ilha abriga atualmente”.

Assim sendo, é essencial que todos os atores da escola possam efetivamente, em conjunto, orientarem-se “por um rumo partilhado numa/para uma escola reflexiva, democrático-participativa e que almeja, de modo crítico, fazer o bem em detrimento de fazer o que está certo e assim se projeta para a construção e transformação de alunos/cidadãos atuantes no sentido de uma sociedade mais justa, solidária, combatente das desigualdades da vida”.

 

Marco Gomes

Diretor Regional de Educação

 

Subscreva a Revista Diversidades em https://teducativas.madeira.gov.pt/s/subscricaodiversidades.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.