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| Concurso Todos Podem Ler 2025

Esta iniciativa destina-se às comunidades educativas dos estabelecimentos de ensino aderentes ao projeto. 13-02-2025 Direção Regional de Educação
| Concurso Todos Podem Ler 2025

O Concurso Todos Podem Ler 2025 é uma iniciativa da Direção Regional de Educação inserida no Projeto Todos Podem Ler, destinada às comunidades escolares dos 29 estabelecimento de ensino aderentes ao projeto (2015-2024), que tem como objetivo contribuir para a produção e promoção da Literatura Inclusiva, destinada à infância e juventude, através da utilização de formatos alternativos, designadamente Braille e/ou Imagens táteis, Letra grande, Símbolos Pictográficos para a Comunicação, Língua Gestual Portuguesa, Áudio ou Escrita simples para Leitura fácil.

Esta iniciativa destina-se às comunidades educativas dos estabelecimentos de ensino aderentes ao projeto, devendo os textos ser escritos em prosa ou em verso, em língua portuguesa e em, pelo menos, dois formatos alternativos.

O prémio é atribuído em duas categorias:

a.Categoria 1 – Ensino Pré-escolar (crianças e adultos orientadores das comunidades educativas, individual ou grupo);

b.Categoria 2 – Ensino Básico (alunos e adultos orientadores das comunidades educativas, individual ou em grupo).

 

A candidatura decorre até 17 de outubro de 2025.

Consulte o regulamento em anexo.

 

Sobre o Projeto “Todos Podem Ler!”

Este projeto foi concebido e desenvolvido pela Direção Regional de Educação, através da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas (DAAT), Direção de Serviços de Apoios Técnicos Especializados (DSATE) e surgiu da convicção de que TODAS as pessoas podem ler e beneficiar com o acesso ao conteúdo do livro. Tem como objetivos divulgar, de forma acessível, conteúdos relacionados com a inclusão, a prevenção de comportamentos de risco e da violência e o desenvolvimento sustentável; dotar as bibliotecas escolares de recursos adequados, em diferentes formatos acessíveis, a todos os alunos; e desenvolver boas práticas de promoção da leitura, tendo em conta as capacidades e necessidades e competências individuais dos alunos.


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