A Madeira Parques Empresariais (MPE), entidade sob a tutela da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, organizou no passado dia 25 de setembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, a conferência intitulada "Ordenamento e Desafio Territorial e Comunidades de Energia em Autoconsumo Coletivo - Desafios e Perspetivas para os Parques Empresariais".
A iniciativa contou com a colaboração da Direção Regional de Energia, representada por Estêvão Abreu, que destacou a relevância das Comunidades de Energia em Autoconsumo Coletivo no processo de transição energética, tendo em vista os objetivos traçados para a Região Autónoma da Madeira.
O Diretor Regional realçou ainda os benefícios que estas comunidades podem trazer às empresas instaladas nos Parques Empresariais, nomeadamente a redução de custos operacionais, aumento da eficiência energética, promoção da sustentabilidade e o reforço da responsabilidade social.
O futuro das Comunidades de Energia na Madeira também foi amplamente debatido, com destaque para os incentivos, em breve disponíveis, destinados à produção e armazenamento de energia através de fontes renováveis.