Nicolau Pestana, enfermeiro do Serviço de Saúde da RAM, SESARAM, EPERAM, e instrutor do Conselho Português de Ressuscitação, participou, no dia 5 de junho, como instrutor na formação em Suporte Básico de Vida dirigida à equipa da Seleção Nacional, realizada na Cidade do Futebol.
O enfermeiro madeirense integrou o grupo de instrutores do Conselho Português de Ressuscitação, representante em Portugal do European Resuscitation Council (ERC), entidade responsável pela formação. A ação contou com a presença de vários médicos, enfermeiros e profissionais de saúde do Conselho Português de Ressuscitação, liderados pela médica Adelina
Pereira.
Na formação, jogadores, equipa técnica, staff e demais elementos da comitiva ao Euro 2024 tiveram a oportunidade de aprender competências básicas de socorro e a agir perante uma situação de paragem cardiorrespiratória.
Como divulgado pela Federação Portuguesa de Futebol, esta formação resulta de uma parceria do European Resuscitation Council com a UEFA, através da campanha Get-trained.com, a qual abrange todas as equipas presentes na fase final do Euro 2024, bem como noutras competições, incluindo funcionários da UEFA e das suas 55 federações-membro, bem como equipas e voluntários que trabalham no UEFA EURO 2024, na Alemanha.
Esta iniciativa prevê abranger mais de 12 mil pessoas com o principal objetivo de salvar vidas.
Recorde-se que o Serviço Regional de Saúde é desde 2018, referenciado como Escola Certificada em Suporte Avançado de Vida (SAV), Suporte Imediato de Vida (SIV) e Suporte Básico de Vida com DAE (SBV/DAE) pelo European Ressuscitation Council (ERC), através do Conselho Português de Ressuscitação (CPR). Atualmente o SESARAM, EPERAM, dispõe de uma equipa de formadores composta por 20 profissionais.