O Prémio de Boas Práticas em Saúde® (PBPS) é promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), desde 2006.
A organização do Prémio é partilhada, ao abrigo de um protocolo conjunto, pelos organismos centrais do Ministério da Saúde - DGS, Administração Central do Sistema de Saúde e as cinco Administrações Regionais de Saúde e conta, ainda, com a colaboração da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira (RAM). A RAM é representada, através da Direção Regional da Saúde, da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil.
O PBPS tem como principais objetivos:
- Distinguir e dar a conhecer as boas práticas em saúde no âmbito da qualidade e inovação a nível nacional e internacional; - Replicar as mais-valias das boas práticas para o desempenho do Sistema de Saúde; - Constituir incentivo para novos projetos em áreas afins; - Suscitar o desenvolvimento de ações de mudança, reunindo as condições mais favoráveis, a fim de poderem constituir-se em casos de excelência.
A lista das candidaturas pré-selecionadas, para 2024, que passaram à fase de Avaliação Científica estão disponíveis para consulta no site do Prémio de Boas Práticas em Saúde, em: https://www.boaspraticasemsaude.com/avaliacao/21
Da referida lista destacamos e congratulamos as seguintes candidaturas da RAM: “Grupos de Apoio e Capacitação ao Cuidador Informal” e “Utente 360”, apresentadas pelo Serviço de Saúde da RAM (SESARAM, EPERAM).