A DRS dinamizou o evento "Vigilância Entomológica na Madeira - a tranformação digital", no dia 06 de agosto no Museu Frederico de Freitas, no Funchal.
A temática do evento foi o protocolo de colaboração entre a University College London (UCL) e a Direção Regional da Saúde (DRS) que teve por objetivo a implementação integrada de 2 projetos de I&D.
Estes projetos combinam a saúde pública, tecnologia móvel e modelagem climática para avaliar o impacto das alterações ambientais nos habitats de reprodução dos mosquitos no Funchal, Madeira.
O objetivo foi implantar tecnologia de ponta, tecnologia móvel e de internet das coisas (loT), aproveitando múltiplas fontes de dados de clima recém-adquiridos, meteorológicos, vigilância entomológica (do mosquito Aedes Aegypti) e água.
A tecnologia inclui o uso de aplicativos de vigilância móvel desenvolvidos em conjunto com os técnicos locais, afetos à Direção Regional da Saúde, para relatar dados de vigilância de mosquitos recolhidos no terreno pelos agentes, assim como o desenvolvimento e uso de sensores para coletar parâmetros meteorológicos de qualidade da água em tempo real.
O sistema de vigilância móvel e baseado em IoT apoia o desenvolvimento de um sistema de alerta precoce baseado em dados, que permitirá prever mudanças em termos de ocorrências e abundância de criadouros de mosquitos.
No âmbito deste projeto académico, a UCL teve um acesso a dados de vigilância de mosquitos único, processados pela RAM, para desenvolvimento de modelos preditivos, com recurso aplicativo móveis e dispositivos IoT.
Com uma abordagem multidisciplinar e interinstitucional, estes projetos contaram com a intervenção de 3 instituições:
UCL IRDR Centre for Digital Public Health in Emergencies (dPHE);
Direção Regional da Saúde (DRS); e o
Interactive Technologies Institute (lTI) - LARSYS, Instituto Superior Técnico.