«Nós vamos continuar a trabalhar, quer o Instituto do Vinho, quer a Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, no sentido de encontrar formas de continuar a ajudar a produção do vinho na Madeira. E sobretudo os viticultores.»
O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, enalteceu hoje, a Festa das Vindimas, no Estreito de Câmara de Lobos, enquanto evento «importantíssimo» para visitantes, envolvendo-os na vindima e nas tradições que lhe estão associadas, tornando-a numa festa «icónica, no que diz respeito ao panorama de cartazes turísticos da Madeira».
No que concerne aos viticultores, o Chefe do Governo lembrou que o Executivo, já no Orçamento de 2024, assegurou um acréscimo de 20 cêntimos por quilo aos produtores de tinta negra mole, não só como forma de compensar «o esforço», mas também para apoiar a produção daquela casta e afastar o risco de diminuição da área de produção.
A decisão, conforme indicou, decorre do facto daquele apoio não ser atualizado há vários anos e do aumento de custos dos fatores de produção.
«É uma compensação de quase meio milhão de euros», disse Miguel Albuquerque, apontando ao montante global da atualização do apoio.
«Agora, é necessário que as casas de vinho também assumam as suas responsabilidades. Não é só o Governo. O Governo vai fazer aquilo que é possível, no sentido de manter um preço adequado aos produtores», explicou.
A Festa das Vindimas decorre até domingo, no Estreito de Câmara de Lobos, uma iniciativa Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos e a ACRE – Associação Cultural e Recreativa do Estreito, com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, da Secretaria da Agricultura, Pescas e Ambiente e IVBAM – Instituto do Vinho e Bordado da Madeira.