No dia 4 de setembro, foi apresentado à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o relatório final do diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura na UE, intitulado «Uma perspetiva comum para o futuro da agricultura e do setor alimentar na Europa». O documento apresenta os resultados de um trabalho de avaliação dos desafios e oportunidades, seguidos de um conjunto de recomendações que serão tidas em conta pela Comissão no âmbito do processo de reflexão levada a cabo para definir uma visão para o futuro da agricultura e do setor alimentar, que será apresentada nos primeiros cem dias do segundo mandato da presidente.
A Comissão reconhece o importante trabalho levado a cabo pelos 29 membros do diálogo estratégico desde o lançamento do grupo, em janeiro de 2024. Os resultados apresentados demonstram que é possível criar um consenso entre os principais interesses dos intervenientes em toda a cadeia agroalimentar, mesmo num momento que se caracteriza por uma polarização crescente em torno do debate público sobre as questões agroalimentares.
O objetivo é que seja possível encontrar soluções duradouras que permitam criar sistemas agroalimentares competitivos, resilientes, diversificados e sustentáveis na UE. Nesse sentido, a Comissão compromete-se a analisar muito atentamente as recomendações apresentadas no relatório no sentido de criar uma plataforma que reúna intervenientes de todo o setor agroalimentar, da sociedade civil e do mundo científico, a fim de continuar a refletir sobre estratégias que permitam tornar os sistemas agroalimentares mais sustentáveis e resilientes.