O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, presidiu à abertura da 5ª edição do Digital Health Summit 2024, no dia 26 de novembro, no auditório do Museu da Eletricidade da Madeira, uma iniciativa da PremiValor Consulting em parceria com o Governo Regional, através da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, e da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura.
“A inovação e a transformação digital são os fatores chave para a nova direção do Sistema de Saúde da Madeira”. Segundo Pedro Ramos, a Madeira já iniciou este caminho, através de alguns projetos, programas e iniciativas em curso. Na ocasião, o governante fez uma alusão ao passado para compreender o futuro “é necessário entender o futuro, pois a chave do sucesso é perceber para onde o mundo se dirige e chegar lá primeiro”, disse, citando Steve Jobs.
A RAM, tem uma direção “o desenvolvimento da Saúde na macaronésia”, um compromisso “Saúde para todos, em todos os momentos”, um objetivo “saúde e bem-estar ao longo de todo o ciclo de vida”, com os seguintes resultados “menos morbilidade, menos mortalidade, mais saúde pública e mais integração de cuidados”.
“A tecnologia será o pilar para o futuro da Saúde na RAM”. “A inovação e a transformação digital terão um forte impacto no Sistema de Saúde e vão permitir reduzir a pressão sobre o sistema, tornando-o mais eficiente, mais sustentável, mais seguro, com mais qualidade e precisão”, afirmou.
O governante recordou que o novo Hospital Central e Universitário da Madeira, será baseado na construção de um modelo dinâmico KIWI, com criação de valor para o cidadão, com conhecimento, inteligência, sabedoria e interoperabilidade. “O futuro da Saúde na Madeira estará assente numa maior humanização, excelência dos serviços prestados e numa melhor governança clínica”, finalizou.