O Secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, marcou presença esta quarta-feira na primeira reunião do Conselho Estratégico para a Promoção Turística (CEPT) do ano, encontro que, pela primeira vez aconteceu na Madeira. O governante refere que a reunião que teve lugar no Funchal aconteceu depois do Governo Regional ter apelado à importância da descentralização das mesmas que habitualmente ocorrem no Ministério da Economia, em Lisboa.
Refira-se que o CEPT é a estrutura consultiva do Governo em matéria de promoção turística externa e de concertação estratégica, constituída por representantes do Turismo de Portugal, dos Governos Regionais da Madeira e dos Açores, do setor privado, através da Confederação do Turismo de Portugal, das Entidades Regionais de Turismo e das Agências Regionais de Promoção Turística.
Sobre o encontro, que contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e de representantes das várias regiões do Turismo de Portugal, Eduardo Jesus adiantou que serviu para fazer um balanço do ano que agora findou e para fazer o planeamento de 2025. “E, acima de tudo, para consertar atuações que estão todas elas orientadas no sentido da estratégia nacional, que é o que resulta também da participação da Madeira”, disse. “Foi um momento importante para nós [Região], não só por acolhermos cá todas as regiões de turismo de Portugal, também para dividirmos com elas o percurso que a Madeira tem vindo a realizar e, simultaneamente, para se conhecerem projetos que são iniciativa de cada uma das regiões, já que, através de um encontro como este, permite que as outras, ao tomar conhecimento, também se possam juntar ou desenvolver ações semelhantes”.
O Secretário Regional refere que a reunião do CEPT é uma oportunidade única, “uma vez que é um setor que está muito bem organizado sob este ponto de vista. Ou seja, além destas reuniões terem esta função de balanço, permite também uma discussão do plano de atividades de cada uma das regiões e isso é de um enriquecimento muito grande para todos, porque permite uma leitura da atuação de cada um e das opções que vão sendo tomadas, naturalmente todas elas concertadas na Estratégia Nacional”.
Eduardo Jesus acrescenta que “foi um prazer muito grande receber todas as regiões de turismo no Portugal na Madeira”, além de ter sido um encontro muito profícuo, no qual se verificou que “o ano 2024 será o melhor ano de sempre do turismo para Portugal, e para a Madeira também”. Foi também a ocasião para perspetivar o ano 2025 e, nessa perspetiva, adiantou o Secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura, aquilo que se antevê neste momento é “a continuidade de uma dinâmica e do ritmo que este setor nos tem apresentado”.
“Portanto, pese embora as dificuldades, as ameaças que existem, resultantes dos conflitos militares, das alterações políticas e geopolíticas e das pressões que vão existindo, a verdade é que os mercados emissores continuam a manifestar, até este momento, uma boa reação no que diz respeito ao destino Portugal”, salienta Eduardo Jesus acrescentando que “é com muito realismo, mas, acima de tudo, com alguma satisfação que vemos que o trabalho que tem vindo a ser realizado ao nível do setor turístico pode ter a continuidade que é desejada por todos”.