Os preservativos são uma opção confiável e altamente eficaz para proteção tripla: prevenção do HIV, infeções sexualmente transmissíveis e gravidez não planeada.
Usar preservativos consistentemente para sexo vaginal, anal e oral é crucial para a prevenção de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST).
A comunicação aberta e honesta sobre a saúde sexual com os parceiros também pode ajudar a reduzir o risco de transmissão destas infeções.
As pessoas que experimentam sintomas de infeções sexualmente transmissíveis, incluindo dor ao urinar, corrimento do pénis, vagina ou ânus, ou dor na parte inferior do estômago são fortemente aconselhados a procurar testes de despiste para estas infeções. Outros sintomas incluem uma úlcera ou erupção cutânea em torno da área genital, boca ou ânus.
É possível ter uma Infeções Sexualmente Transmissíveis e não ter quaisquer sintomas. As pessoas sexualmente ativas são encorajadas a fazer o teste para IST, especialmente aquelas com parceiros sexuais novos, casuais ou múltiplos. A deteção e o tratamento precoces são essenciais para propagar a transmissão e possíveis complicações.
Se suspeita ter contraído uma Infeções Sexualmente Transmissíveis, consulte imediatamente um médico.