Síndrome de Asperger
O dia Internacional da Síndrome de Asperger assinala-se a 18 de fevereiro.
A celebração desta data pretende destacar a importância de conhecermos esta perturbação e realçar junto da sociedade em geral quais os desafios e riscos que as pessoas com esta condição enfrentam, nomeadamente o risco elevado de exclusão social, as barreiras e os preconceitos que limitam a sua autonomia e a participação plena na sociedade.
O que é?
A Síndrome de Asperger é uma perturbação neurocomportamental de base genética, enquadrada nas perturbações do espetro do autismo.
Pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações sobretudo na interação social, na comunicação e no comportamento. Envolve uma dificuldade na compreensão do mundo social, conduzindo a um comportamento social inadequado. Afeta o modo como a pessoa comunica e se relaciona com os outros, manifestando-se de forma diferente em cada pessoa.
As pessoas com Asperger apresentam um estilo cognitivo particular e frequentemente habilidades especiais em áreas restritas.
Prevalência e Incidência | É uma condição muito comum (3 a 5 por 1.000 nascidos vivos) e tem uma incidência aparente maior em meninos do que em meninas.
Características comuns e áreas mais envolvidas (criança, jovem e adulto): (1) comportamento, (2) interação social e (3) linguagem: