Nos últimos anos, a DRE complementou a sua ação educativa, através do conhecimento proporcionado por outras gentes, outras experiências, outros lugares. A educação surge nos contextos e o conhecimento destes traz sempre novos aportes, essenciais para a oxigenação do ato educativo, sempre carecido de novas abordagens para públicos e desafios sempre diversos, sempre diferentes.
Com estes propósitos, a DRE viu no Programa Erasmus+, a oportunidade para alargar horizontes, através da internacionalização da instituição e da criação de comunidades de aprendizagem que proporcionem experiências e novas abordagens, tão necessárias à transformação das pessoas e das práticas profissionais, institucionais e interinstitucionais.
Em fevereiro de 2024, a DRE viu a sua candidatura 2023-1-PT01-KA120-SCH-000194810 aprovada. Com a obtenção da Acreditação Erasmus no domínio do ensino escolar, a partir de fevereiro de 2024 e até 2027, a DRE terá acesso regular a financiamento para diversas atividades, financiadas pela União Europeia. Isso significa que, durante os próximos anos, o pessoal docente e não docente desta Direção Regional poderá beneficiar da participação no Programa Erasmus+, em diversas modalidades: Job shadowing (acompanhamento no posto de trabalho) e cursos estruturados (de desenvolvimento profissional), mobilidade individual, formação contínua com peritos convidados e outras atividades.
Este projeto, que se insere nas áreas prioritárias do Programa Erasmus+, tem como principais objetivos o desenvolvimento de práticas educativas inclusivas e inovadoras, a promoção da participação democrática, sustentabilidade e responsabilidade ambiental e a valorização do multiculturalismo e multilinguismo.
As mobilidades relativas ao projeto 2024-1-PT01-KA121-SCH-000231093, durante este ano, preveem 2 Job-shadowing, 4 Cursos e Formações e 1 Especialista Convidado. A primeira mobilidade já está a decorrer em Split, Croácia, entre os dias 23 e 28 de fevereiro, com a participação de uma equipa composta por quatro colaboradores desta instituição, incluindo docentes, técnicos de diagnóstico e terapêutica, e técnicos superiores. Estes profissionais estão a participar num curso estruturado, dinamizado pela Europass Teacher Academy, com o objetivo de promover a inclusão no ensino através do uso das tecnologias digitais e de estratégias inovadoras, especialmente através da inteligência artificial.
Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de explorar tecnologias avançadas e de aplicar esses conhecimentos no desenvolvimento de materiais didáticos personalizados, enriquecendo, assim, as experiências de aprendizagem de todos os alunos, através dos processos individuais de ensino e de aprendizagem.
A inovação educativa pela transformação digital, torna-se desta forma, um veículo privilegiado da igualdade de oportunidades, porque cada profissional da educação, cada aluno/cidadão, per se, pela valorização das suas capacidades, torna-se um agente de mudança para uma outra sociedade, desejavelmente, mais justa, plural e inclusiva.