Este rastreio terá nova volta no concelho do Funchal com início no dia 10 de março, na zona urbana I, nas freguesias que integram o Centro de Saúde do Bom Jesus, (Imaculado Coração de Maria, Santa Luzia, Santa Maria Maior, São Gonçalo, São Pedro e Sé).
No dia 24 de março, serão rastreadas as crianças da freguesia do Monte e, no dia 25 de março, as da freguesia de São Roque, assim como dos restantes centros de integram a zona urbana I.
O Centro de Rastreios da RAM está a convocar nesta fase um total de 340 crianças (250 do Bom Jesus, 27 do Monte e 63 de São Roque), franja correspondente à população alvo do programa, residente nas freguesias abrangidas nesta volta, dentro da faixa etária acima indicada.
A quem se destina?
Todas as crianças que completam 4 anos.
Como é convocada a criança?
A convocatória é feita por via telefónica (chamada ou SMS) ou por e-mail.
Qual é o procedimento/teste de rastreio?
O teste de rastreio baseia-se numa fotografia, que consiste numa técnica específica de foto-rastreio. O exame é feito por um técnico especializado, nos centros de saúde da área de residência.
Como é comunicado o resultado?
Os resultados são comunicados por via telefónica (SMS ou chamada) ou por e-mail.
Qual é o seguimento, caso o resultado seja positivo?
Se o resultado do exame for positivo, a criança será convocada para uma consulta de oftalmologia, para a realização de exames adicionais. As situações em que se confirme uma Ambliopia serão acompanhadas no Serviço de Saúde da RAM (SESARAM, EPERAM).
Tem dúvidas ou não consegue responder à convocatória?
Contacte o Centro de Rastreios da RAM (Centro Dr. Agostinho Cardoso) através do e-mail: rsvi@sesaram.pt
ou pelo tef.: 291 149 020.