No dia 14 de março de 2025 assinalou-se o Dia Mundial do Sono, sob o mote “faça do sono uma prioridade”.
Porquê a importância de incidir sobre este tema? Será que valorizamos efetivamente o tempo de descanso?
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia refere que mais de 50% dos portugueses tem um sono insatisfatório ou de má qualidade.
O que acontece quando temos um sono insuficiente ou reduzido? Tornamo-nos mais propensos a desenvolver doenças cardiovasculares, como enfartes agudos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais, a desenvolver obesidade, o nosso sistema imunitário fica enfraquecido, aumentamos o risco de infertilidade e de doenças do foro psicológico, como a ansiedade e a depressão, entre outras.
Porquê? Quando dormimos, criamos uma oportunidade de conservar energia, regular o apetite, consolidar aprendizagens e memórias que adquirimos ao longo do dia, regular as emoções, fortalecer o sistema imunitário, melhorar a saúde física e cardiovascular, regenerar os tecidos, entre várias outras funções essenciais à sobrevivência e prevenção da doença. Pelo que, quando o sono é reduzido, sentimos um impacto a nível de saúde física e psicológica, principalmente se a dificuldade for continuada no tempo.
A Direção Regional da Saúde deixa algumas sugestões importantes para melhorar o sono:
- Manter um horário regular de sono: Deitar e levantar sempre à mesma hora, mesmo nos fins de semana.
- Criar um ambiente propício ao sono: Quarto escuro, silencioso e com temperatura agradável. Retire tudo o que possa interferir com o sono do quarto, como barulhos, luzes brilhantes, uma cama desconfortável ou uma temperatura muito quente. Se tiver um despertador analógico ponha numa posição em que não consiga vê-los.
- Desconectar-se dos ecrãs: Evitar telemóvel, TV e computador pelo menos 30 minutos a 2 horas antes de dormir.
- Relaxamento antes de dormir: Técnicas como meditação, respiração profunda ou leitura ajudam a desacelerar a mente.
- Se estiver na cama há 20 minutos, não se force a adormecer: Saia da cama e volte apenas quando estiver com sono.
- Praticar atividade física: Mas evitar exercícios intensos perto da hora de deitar.
- Cuidar da alimentação: Evitar refeições pesadas porque pode causar uma indigestão e interferir com o sono, bem como cafeína e álcool antes de dormir. Beber muitos líquidos antes de dormir também pode fazer com que se levante mais vezes durante a noite.
- Tomar um banho quente antes de dormir. A descida da temperatura corporal depois de sair do banho pode ajudá-lo a relaxar e a abrandar, para que se sinta mais preparado para o descanso.
O sono nunca deve ser visto como opcional, mas sim como um fator de peso para assegurar uma boa qualidade de vida e mantermos manutenção da nossa saúde física e psicológica ao longo da vida.