A terceira mobilidade internacional do projeto 2024-1-PT01-KA121-SCH-000231093 teve lugar em Amesterdão, Países Baixos, entre os dias 24 e 29 de março, com a participação de uma equipa de colaboradores desta instituição. A delegação foi composta por docentes e profissionais da área da educação, que participaram no curso "Environmental Education: Learning and Acting for a Better Future", promovido pela Europass Teacher Academy.
O curso teve como principal objetivo capacitar os participantes a integrar a educação ambiental no contexto escolar, promovendo a conscientização sobre questões ambientais e climáticas, com foco em estratégias para envolver alunos e educadores em práticas sustentáveis.
Durante a formação, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre as principais ameaças aos ecossistemas, como a perda de biodiversidade, poluição e mudanças climáticas, e aprenderam a aplicar métodos para promover o respeito pelo meio ambiente no currículo escolar e exploraram maneiras de articular os conteúdos curriculares à preservação ambiental, discutindo a forma de envolver as comunidades escolares na criação de práticas ecológicas e políticas mais sustentáveis.
O ambiente de aprendizagem e troca de experiências proporcionaram uma visão mais ampla do papel da educação na construção de uma sociedade europeia mais consciente e comprometida com os desafios ambientais globais.
Além das sessões formativas, os participantes tiveram a oportunidade de usufruir de atividades culturais que enriqueceram profundamente a experiência, através da troca intercultural entre educadores de diferentes partes do mundo, permitindo-lhes conhecer melhor a cultura local de Amesterdão. Essas vivências culturais não só ampliaram o entendimento sobre as tradições e valores da cidade, mas também fortaleceram o sentimento de pertença à União Europeia, destacando a importância da cooperação e da partilha de conhecimentos e experiências no contexto europeu.