Pesquisar

Plantar o Futuro – recuperação da natureza e educação ambiental

Parceria da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e a Secretaria Regional de Agricultura e Ambiente 31-01-2024 Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
Plantar o Futuro – recuperação da natureza e educação ambiental

O Governo Regional criou um programa de Recuperação da Natureza e Educação Ambiental, designado “Plantar o Futuro”, que visa, no âmbito da sensibilização e formação ambiental e de participação pública:
 

  • a recuperação da natureza, assim como, a recuperação florestal e respetiva biodiversidade de áreas degradadas (nomeadamente as áreas afetadas pelos incêndios);
     
  • a ampliação da área de floresta nativa;
     
  • um incremento do conhecimento, da consciencialização e consequente responsabilização individual ao nível do Património Natural da Região Autónoma da Madeira (RAM) e sua salvaguarda;
     
  • um fortalecimento do movimento de cidadania ativa.

 

Esta iniciativa é dinamizada pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE) e pela Secretaria Regional de Agricultura e Ambiente (SRAA), através do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN, IP-RAM), tendo o JM-Madeira e a NOS Madeira como parceiros.

 

O programa baseia-se em ações de plantação, cuidado e rega efetuadas ao longo do período chuvoso, envolvendo alunos do ensino secundário das escolas públicas e privadas da RAM e respetivos professores.

 

 

Toda a logística que envolve as escolas e o transporte dos alunos e professores é assegurada pela SRE. O IFCN, IP-RAM cede as plantas e o material necessário para as ações de plantação e os seus técnicos orientam o processo de sensibilização e de educação ambiental em cada ação, coadjuvados pelos professores e técnicos da SRE. Nas diversas etapas do programa, estão envolvidos elementos da Divisão da Formação e Comunicação, da Divisão de Florestação e Conservação dos Solos, elementos do Corpo de Vigilantes da Natureza e elementos do Corpo de Polícia Florestal, sob tutela da SRAA. Pela SRE, colaboram, além dos professores das escolas participantes, técnicos do Gabinete de Imagem e Protocolo. Em complemento, a Cruz Vermelha Portuguesa disponibiliza meios de suporte à atividade.

 

Estas ações abrangem quatro zonas distintas da RAM, em áreas de gestão pública, a saber:

  • Paul da Serra (zona da Relva Negra);

  • Serras de Santo António (Chão das Galinhas);
  • Achada do Teixeira (Santana);
  • Porto Santo (Posto Florestal das Chapas).

 

 

O vídeo que se segue é um bom exemplo de uma produtiva e animada manhã de trabalho passada no Chão das Galinhas - Serras de Santo António.

 

 

 

 

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.