O Diário de Notícias da Madeira e o Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, em colaboração, editam o suplemento mensal 'Ponto e Vírgula' (PV), que inclui conteúdos produzidos por estudantes e vocacionados para estudantes. A Divisão de Imagem e Protocolo (DIP) coordena o trabalho editorial em articulação com as escolas.
Usualmente, de outubro a maio, na terceira terça-feira de cada mês, textos, fotografias e trabalhos gráficos de alunos do ensino secundário são publicados num suplemento para jovens, tendo sido produzidas oito séries desde o seu início em 2015.
 |
 |
+ Criatividade, + Prémios
A criatividade é a ‘bandeira’ do suplemento ‘Ponto e Vírgula’.
Mensalmente, é atribuído o prémio + Criatividade ao trabalho que mais se destaca de entre as diferentes rubricas que compõem o suplemento.
|
 |
 |
Grande Ideia
Em 2024/2025, o concurso criativo Grande Ideia continua a desafiar os estudantes à participação, em oito modalidades distintas (conto, fotografia, ilustração, investigação histórica, poesia, reportagem, podcast e vídeo) e conta com o apoio do centro comercial Plaza Madeira.
As obras são publicadas com o 'Ponto e Vírgula' e exibidas no 'Mural Plaza Madeira', com exceção dos trabalhos das modalidades de podcast e vídeo, partilhadas nas plataformas digitais do PV.
|
 |
‘Meia Hora com o PV’ na rádio
Entre novembro e maio, os alunos do ensino secundário são convidados a ser a voz das suas escolas e, durante 30 minutos, num programa radiofónico semanal, têm a oportunidade de difundir atividades, projetos, clubes, eventos e acontecimentos de interesse para comunidade, por meio da antena da TSF Madeira.
O PV vai à escola e faz a recolha e gravação de conteúdos in loco.
Os programas são transmitidos ao sábado, depois do noticiário das 14h, com reposição ao domingo e num dia de semana, no mesmo horário.
Meia Hora Com PV - PODCAST |
Veja todos os vídeos do 'Ponto e Vírgula' aqui:
Outras publicações estão disponíveis em:
Youtube
Medium
O projeto ‘Ponto e Vírgula’ (PV) é um suplemento editorial dirigido aos alunos do ensino secundário, que resulta de uma parceria entre a Secretaria Regional de Educação, CIência e Tecnologia (SRE), o Diário de Notícias da Madeira e o PLAZA Madeira.
Esta publicação, composta por oito suplementos anuais de 16 páginas publicadas pelo Diário de Notícias da Madeira, é produzida pelos jovens e para os jovens, abrangendo diversas áreas editoriais.
Os estudantes estão envolvidos na conceção das capas, redação dos editoriais, atuam como repórteres, colunistas, entrevistadores e entrevistados, além de contribuírem como ilustradores.
Da energia criativa dos jovens surgiu o Concurso ‘Grande Ideia’, que abrange oito modalidades: Conto, Poesia, Ilustração, Fotografia, Vídeo, Podcast, Reportagem e Investigação Histórica.
O PV dá voz aos alunos das escolas secundárias da Madeira desde 2015 e, ao longo de nove anos letivos, foram publicados 70 números e cerca de 1052 páginas no Diário de Notícias, com a participação de mais de 2530 alunos nas várias rubricas.
O concurso ‘Grande Ideia’ mobilizou 1054 concorrentes, com 859 trabalhos em competição.
Todos os meses, o Mural do PLAZA Madeira dá visibilidade às modalidades a concurso.
Objetivos:
• Promover boas-práticas educativas;
• Divulgar a realidade escolar do ponto de vista dos alunos;
• Integrar as múltiplas literacias do perfil de competências dos alunos, à saída da escolaridade obrigatória;
• Disseminar metodologias das boas práticas educativas, através dos canais de comunicação existentes;
• Promover a literacia para os media. Cada aluno deverá ser capaz de aceder e usar os media (tradicionais e digitais) em segurança (para aprendizagem, entretenimento, comunicação e trabalho), analisar de uma forma crítica e produzir, de forma consciente e criativa, os seus próprios conteúdos mediáticos, além de os disseminar em formatos e plataformas adequadas;
• Contribuir para o desenvolvimento do sentido estético dos jovens e estimular o envolvimento da comunidade escolar nos eventos emblemáticos da nossa Região;
• Apelar ao comportamento sustentável na decoração de espaços públicos através da criação de tapetes de flores, na altura da Festa da Flor.