Está tudo preparado para a décima série do Ponto e Vírgula. Para assinalar o ano em que completará uma década, as rubricas deste suplemento surgem refrescadas em categorias como “Eventos”, “Entrevistas”, “Opinião”, “Ilustração”, “Vocação, Formação e Carreira”, “Tecnologia e Inovação”, “Sustentabilidade”, “Saúde e Bem-Estar” e “Literacia Financeira”. E estão reservadas novidades para as oito publicações agendadas para este ano letivo.
Foi neste ambiente de expectativa que os parceiros deste projeto – a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, o Plaza Madeira e o Diário de Notícias da Madeira – renovaram o protocolo de cooperação, perante os olhares dos 30 correspondentes que, nesse mesmo dia 15 de outubro, se conheceram numa ação de formação em torno da comunicação.
No momento de subscrição do documento, o diretor do Plaza Madeira, Vítor Rodrigues, considerou «um privilégio» integrar a parceria em torno dum «projeto de sucesso, que foi crescendo ao longo dos anos e permite que os alunos ganhem competências profissionais e pessoais», ao passo que o diretor geral editorial do DIÁRIO, Ricardo Miguel Oliveira, elogiou a disponibilidade dos «obreiros» do PV por levarem aos madeirenses «o essencial das coisas fantásticas que se fazem nas escolas». Assumindo o compromisso de fazer com que a sociedade possa evoluir no capítulo da literacia mediática, Oliveira concluiu: «As escolas são locais de criatividade e imaginação e onde se aprende muito para a vida e para a partilha.»
Por seu turno, o secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, relevou o suporte do Plaza Madeira e do Diário de Notícias da Madeira para a concretização do PV, graças ao qual o projeto cresceu e se inovou ao longo dos anos. «A essência do projeto está na energia, na dinâmica, na capacidade criativa dos correspondentes. É verdade que o PV faz dez anos, mas os correspondentes estão sempre no seu primeiro ano e isso é a grande mais-valia das escolas: todos os anos têm gente a chegar com ideias novas», sublinhou o governante, agradecendo a coragem dos alunos. «Não é fácil hoje em dia darmos a cara por um projeto, o mais fácil é ficar atrás de uma “firewall” e fazer comentários infundados. Vocês têm uma identidade e isso é louvável.»
Esteja então atento ao primeiro número do PV, que será publicado no próximo dia 22 de outubro, para conhecer todas as novidades, os 30 correspondentes das 15 escolas envolvidas e os testemunhos de quem protagonizou a primeira série deste projeto.