A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, organizou o Seminário "Investigar a Língua Gestual Portuguesa" que teve lugar no dia 23 de janeiro, às 14h30, na Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo.
Esta iniciativa pretendeu promover conhecimentos atuais acerca da investigação na área da Língua Gestual Portuguesa e contribuir para a formação na área da Educação de Surdos, uma vez que, para uma verdadeira educação bilingue das crianças surdas, desígnio da educação de surdos, há que preservar a Língua Gestual Portuguesa, enquanto expressão cultural da Comunidade Surda.
Este seminário contou com a participação de 3 oradores da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa. Do programa constou a intervenção “Dicionário Contemporâneo de Língua Gestual Portuguesa: da App à Sala de Aula”, de Paulo Vaz de Carvalho e Helena Carmo, seguida de Mara Moita com a comunicação “A Aquisição da Linguagem em Crianças Surdas”. Houve ainda espaço para um momento cultural, com Alexandra Reis.
A Sessão de Abertura contou com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, da Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo, da Diretora de Serviços de Educação Especial, Glória Gonçalves e da Chefe de Divisão de Acompanhamento à Surdez e Cegueira, Susana Vieira Spínola, entre outras entidades.