Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade. Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam atuais porque, em vários pontos do globo, esses direitos continuam por cumprir.
O tema de 2025 é «Para todas as mulheres e meninas: direitos, igualdade, empoderamento».
Pretende dar continuidade a ações que promovam a igualdade de direitos, poder e oportunidades para todos, em que ninguém seja deixado para trás. No centro desta visão está a capacitação da próxima geração - os jovens, em particular as jovens mulheres e as meninas adolescentes - como catalisadores de uma mudança duradoura.
O Observatório de Educação da RAM junta-se a esta efeméride e em anexo enviamos uma infografia que retrata o peso das mulheres no sistema educativo regional (estatísticas 2023/2024- dados provisórios), apresentando informação sobre alunas, docentes e não docentes (mulheres em exercício) e alguns indicadores que constituem o panorama educativo, feminino, da RAM.