As regiões ultraperiféricas da Madeira e dos Açores estão reunidas, entre hoje e amanhã, para uma convenção sobre o sector das pescas, para discutir, entre outros assuntos, a questão da quota dos tunídeos e de que forma, concertada, podem envidar esforços junto do governo central e das instituições europeias.
O primeiro dia de encontro foi ocupado com diversas visitas técnicas a empresas do setor e a algumas infraestruturas de apoio à atividade no Caniçal.
No segundo dia da convenção, ao qual se juntará a secretária de estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar, assuntos como o estatuto das Regiões Ultraperiféricas e o desenvolvimento sustentável do setor das pescas, a quota dos tunídeos, a renovação da frota pesqueira e os apoios financeiros para o setor estarão na agenda. Dos temas em cima da mesa, foco também para a questão da segurança mais concretamente para discutir a questão da quota dos tunídeos e de que forma, concertada, podem envidar esforços junto do governo central e das instituições europeias.