O Referencial para a Intervenção dos Psicólogos em Contexto Escolar é um contributo para a qualidade da intervenção psicológica e para o entendimento da comunidade educativa no que respeita à sua ação. De salientar o enfoque nos domínios que melhor respondem às necessidades atuais do sistema educativo, com base em modelos de intervenção testados e validados cientificamente.
Com este referencial pretende-se clarificar a atuação dos psicólogos junto dos órgãos de gestão, docentes, encarregados de educação, assistentes técnicos, assistentes operacionais e outros profissionais de educação e técnicos especializados, configurando um instrumento orientador e de apoio à prática e à tomada de decisão.
O Referencial para a Intervenção dos Psicólogos em Contexto Escolar destina-se a todos os psicólogos a atuar em contexto educativo, conferindo maior consistência e coerência à prática e às modalidades de intervenção adotadas.
Pela sua natureza e implicações estruturantes e práticas para a organização do trabalho dos psicólogos nos contextos educativos, bem como para o que é esperado destes profissionais, este documento interessa a todos os agentes educativos atrás mencionados.
O Referencial para a Intervenção dos Psicólogos em Contexto Escolar foi elaborado pela Direção-Geral da Educação e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, aprovado por S. Exa. o Ministro da Educação, Doutor João Costa, por despacho de 15 de março de 2024.