O Parlamento Europeu e o Conselho Europeu chegaram a acordo em relação ao orçamento anual da UE para 2025, que ascenderá a 199,4 mil milhões de euros.
Este orçamento permitirá à UE honrar os seus compromissos políticos, começando pelas alterações acordadas na revisão intercalar do Quadro Financeiro Plurianual (QFP).
O orçamento anual da UE para 2025 proporcionará os meios financeiros para reforçar as prioridades políticas da UE e fazer face a crises urgentes a nível interno – começando por facilitar o apoio às recentes inundações que afetam vários Estados-Membros – e não só. Continuará também a financiar programas essenciais como o Horizonte Europa e o Erasmus+.
Ainda em fase de autorizações, vai afetar os seguintes montantes às várias prioridades da UE: 21,5 mil milhões para o Mercado Único, Inovação e Digitalização; 78 mil milhões para a Coesão, resiliência e valores; 56,7 mil milhões para os Recursos Naturais e Ambiente; 4,8 mil milhões para Migração e gestão das fronteiras; 2,6 mil milhões para Segurança e Defesa; 16,3 mil milhões para a Vizinhança e o Mundo; 12,8 mil milhões para a administração pública europeia e 6,6 mil milhões para instrumentos especiais temáticos.
O orçamento anual para 2025 deverá agora ser formalmente adotado pelo Conselho da União Europeia e pelo Parlamento Europeu. A votação em sessão plenária, que marcará o final do processo, está prevista para 27 de novembro de 2024.