Rogério Gouveia, que falava na conferência para a apresentação do Orçamento da Região Autónoma da Madeira para 2025, considera que este é um bom orçamento não apenas em termos de montantes, mas também pelo conjunto de medidas que prevê.
Tal como afirmou, o montante global do orçamento é de 2.611 milhões o valor mais elevado de sempre, o mesmo acontecendo também com o Plano de Investimentos que, para o próximo ano, deverá situar-se nos 1.112 milhões de euros.
Conforme sublinhou Rogério Gouveia, “trata-se de um orçamento que tem preocupações e áreas de intervenção bastante diversificadas, que volta a reduzir os impostos na Região, com particular incidência ao nível do IRS, mantendo inalteradas as reduções que já tinham sido determinadas em exercícios económicos anteriores”.
Além disso, acrescenta ainda o governante, “é um orçamento que volta a olhar para a valorização da administração pública regional, que tem um forte pendor de investimento, com um reforço na saúde, na educação, mas também nas medidas de caráter social que já vinham sendo tomadas em anos anteriores”.
Este é também, segundo Rogério Gouveia, “um orçamento que tem uma forte componente de investimento na área da habitação, dando continuidade aos investimentos dos anos anteriores, que está fortemente priorizado na aplicação das verbas do PRR e do Madeira 20-30”.
Além disso, sublinha ainda Rogério Gouveia, “este é um orçamento que procurou acolher preocupações quer da sociedade civil, mas também da auscultação prévia que foi feita aos partidos com representação parlamentar e que, na opinião do Governo Regional, tem todos os argumentos para merecer a aprovação por parte do Parlamento e, acima de tudo, dar estabilidade orçamental em 2025 à Região Autónoma da Madeira”.