O Orçamento e Plano de Atividades para 2025 da Associação de Promoção da Madeira foram aprovados por unanimidade na Assembleia Geral que decorreu na tarde desta terça-feira no Funchal, aprovação semelhante à que já tinha acontecido igualmente na reunião do Conselho Consultivo que teve lugar durante a manhã.
Está assim aprovado um orçamento total de 16,86 milhões de euros para 2025, semelhante ao de 2024, e um plano de atividades que reflete, não só as linhas orientadoras da Estratégia Regional para o Turismo 2022-2027, como o posicionamento da Marca Madeira, as tendências de mercado e a digitalização. O reforço do orçamento pode acontecer em 1,5 milhões de euros se o ORAM 2025 for aprovado, conforme inscrito na proposta do Governo Regional.
Assim, o próximo ano, o objetivo da AP-M é o de manter a consolidação sustentada dos mercados tradicionais estratégicos (Portugal, Reino Unido, Alemanha e França) assim como garantir a consolidação sustentada do mercado português e diminuir a sazonalidade. É também propósito aumentar a quota de mercado perante os mercados prioritários e montar operações a partir dos mercados de diversificação e fomentar a presença no continente americano, com foco nos EUA, Canadá e Brasil, desenvolvendo a notoriedade do destino junto do trade e do consumidor.
Em 2025, a AP-M prevê garantir uma presença relevante junto das principais OTA’s (agências de viagens online) em cada um dos mercados de atuação, assim como reforçar a relação de confiança e proximidade com o trade, trabalhando para posicionar a APM como best partner.
O documento aprovado visa a continuidade das campanhas negociadas com o trade, garantir a representação em todos os mercados onde seja importante desenvolver ou consolidar a posição junto do trade, assegurar a comunicação contínua nos mercados mais relevantes e proporcionar uma forte presença da Madeira nas feiras de referência alinhadas com a estratégia estabelecida para o destino e nas feiras específicas ligadas a produtos estratégicos da Região, garantindo o alinhamento total com o posicionamento e imagem da marca Madeira.
No que se refere ao consumidor final, a APM pretende consolidar a diversificação dos grupos-alvo de consumidores, retendo os viajantes silver generation e continuando a atrair viajantes jovens independentes, casais de todas as idades e famílias, assegurando a rentabilidade e a diminuição do risco. Quer também aprofundar o conhecimento dos turistas que visitam a Madeira e dos potenciais turistas na origem e comunicar o posicionamento da marca Madeira através da segmentação dos mercados-alvo, dos públicos-alvo e dos produtos estratégicos e complementares, de forma a poder ser desenvolvida uma estratégia de comunicação e de promoção do destino com base numa microssegmentação das audiências.
Relativamente ao Porto Santo, o objetivo é o de reduzir a sazonalidade através do estímulo das operações e iniciativas de Inverno e da aposta nas vertentes de golfe, turismo ativo, wellness e sustentabilidade, em complemento do produto praia.
O Presidente da Associação de Promoção da Madeira (AP-M) e Secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, salienta a unanimidade que existiu nas duas votações do Orçamento e Plano Promocional e acrescenta que tal resultado demonstra que o setor está unido e prol daqueles que são os objetivos para o destino e que estão em linha com o Plano Estratégico para 2022-2027. “Este documento volta a colocar o foco sobre a comunicação do destino nos vários mercados, mantendo o posicionamento de destino ativo para o ano inteiro, de oferta diversificada e de qualidade, com especial atenção nos produtos de Natureza, Mar, Cultura, Lifestyle e Enogastronomia”, refere Eduardo Jesus.
Apenas dois dias depois da Madeira ter recebido, pelo 10.º ano consecutivo, o prémio de Melhor Destino Insular do Mundo pelos World Travel Awards, o governante refere que o galardão deve servir de motivação para continuar a fazer mais e melhor pelo arquipélago, no que ao setor do turismo diz respeito. Assim sendo, continuará a ser objetivo aumentar a notoriedade dos produtos definidos como estratégicos e de nicho, alavancando com a captação e realização de eventos de referência, assim como a estruturação da comunicação de novos produtos. É o caso “do enoturismo, do wellness, do luxo, da cultura e tradições, do turismo desportivo, que vão continuar a merecer estratégias de comunicação específicas a partir de 2025, a par e passo com os projetos do MOT e do Golf, cujos planos de marketing serão continuados no próximo ano”, adianta ainda.
Relativamente ao Orçamento da AP-Madeira para o próximo ano, Eduardo Jesus sublinha que este pode ainda vir a ser reforçado, caso o Orçamento Regional para 2025 seja aprovado. “O ORAM prevê essa possibilidade de reforço no valor de 1,5 milhões de euros para investir nos mercados dos EUA, Canadá e Brasil”, adianta o Secretário Regional, referindo ser muito importante depois de ser ter conseguido a operação que se inicia em junho, pela United, que ligará Nova Iorque à Madeira três vezes por semana.
11 novos associados
Na Assembleia Geral da AP-M foi também aprovada a proposta de 11 novos associados, nomeadamente das empresas: A Biqueira; Alive Travel; Atlântida Viagens e Turismo SA; Bonecas de Canudo; Coolzone; Enduro Madeira; Madeira Experiências Imersivas; Recante; Calamar; Vila Camélia Boutique Hotel; GMT Tours. Estes novos associados, empresas de diversas áreas de atividade, vêm agora se juntar aos 340 que atualmente fazem parte da AP-M.