No dia 21 de janeiro de 2025 teve lugar no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, uma reunião intercalar da Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas.
Na sessão de abertura deste evento estiveram presentes algumas das mais destacadas figuras institucionais da União Europeia como seja a Presidente do Parlamento Europeu Roberta Metsola, o Presidente do Conselho António Costa e o Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia Raffaele Fitto.
Os Presidentes das RUP tiveram também a oportunidade de debater, com um grupo alargado de deputados europeus, várias matérias muito relevantes relacionadas com a agenda europeia para as Regiões Ultraperiféricas no horizonte 2030.
As diversas intervenções dos representantes das RUP distribuíram-se por três painéis:
- Os futuros desafios transversais para as Regiões Ultraperiféricas
- Pacto dos oceanos, pesca sustentável, soberania alimentar e agricultura local
- Alterações climáticas e riscos naturais, reconstrução de Mayotte
A Região Autónoma da Madeira foi representada pela Diretora Regional dos Assuntos Europeus, Fernanda Cardoso, que usou da palavra no primeiro painel, onde teve a oportunidade de apresentar a posição da Região face aos desafios futuros nomeadamente a revisão da Política da Coesão e o Próximo Quadro Financeiro Plurianual.
Na sua intervenção também foram reiteradas várias reivindicações da Madeira, de várias áreas sectoriais, para as quais se solicitou o apoio dos euro parlamentares.