«Como o Sr. Padre disse, e bem, nós temos que cuidar daqueles que cuidaram de nós. É nossa obrigação termos um cuidado especial para com as gerações mais velhas, proporcionando-lhes qualidade de vida, socialização e desenvolvimento integral.»
As palavras do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esta tarde, na abertura do décimo Centro Social da Calheta, instalado na paróquia de São Francisco Xavier, para dinamizar atividades de apoio social, promoção de bem-estar e inclusão, tendo em vista, também, o fortalecimento de laços entre a população da freguesia.
O Chefe do Governo recordou, na ocasião, a mensagem de disponibilidade do seu Executivo para colaborar com a Igreja, reiterada todos os anos ao Bispo do Funchal, sendo o novo Centro Social um exemplo dessa colaboração estreita.
«A Igreja, para além de ser um guia espiritual fundamental para a população, tem hoje um papel decisivo e importantíssimo no apoio social, através das IPSS ligadas à Igreja, no setor da Educação e também na Saúde, através das instituições de saúde mental, onde a Igreja tem um papel relevantíssimo na Madeira», recordou Miguel Albuquerque.
Nesse sentido, o líder do Executivo enalteceu Carlos Teles e a sua equipa pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em prol da população do concelho, nomeadamente dos mais idosos, sendo este novo centro social o décimo ao dispor daquela população.
O centro social arranca, para já, com cerca de 50 utentes, e reflete o compromisso da autarquia para com a área social, oferecendo mais um espaço de convívio, de proximidade e de apoio à população local.